BRASIL E MUNDO

Lago do Parque do Ingá deve passar por manejo de águas pluviais para retomada de nível

O nível do lago do Parque do Ingá foi alvo de estudos e após três etapas, duas soluções principais foram apresentadas. Nessa quarta-feira, 20, durante o primeiro Workshop Técnico sobre Drenagem Urbana a contratada pela Prefeitura de Maringá, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec), apresentou duas medidas principais de manejo de águas pluviais no entorno do Parque.

Primeira medida

Implantação de dois pontos de desvios parciais nos canais de drenagem internos ao Parque para que a água da chuva seja direcionada para o lago.

Para o professor da UEM, um dos responsáveis pelo estudo, Sandro Rogério Lautenschlager o desvio dos canais do Parque vai resolver o grave problema. É uma solução a médio prazo identificada pela pesquisa. Com o desvio e a partir das chuvas, de acordo com análise da série histórica, vamos ter a retomada do nível histórico do lago”. (As obras já estão em andamento).

Segunda medida

A instalação de poços de infiltração na região, segundo destaca Lautenschlager é uma medida a longo prazo. “Acreditamos que os poços de infiltração vão permitir o afloramento natural d′água dentro do Parque e, assim, alimentar o lago”.