O Bloco D-34 do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que encontrava-se em condições precárias e foi reformado por iniciativa de professores e ex-alunos, está pronto e será reinaugurado nesta terça-feira, 14, às 10 horas, com um evento na Pracinha de Convivência na entrada principal do prédio.
O bloco, onde funciona o curso de Direito, estava deteriorado e a universidade, diante de tantos outros prédios com obras paralisadas, não tinha como fazer a reforma.
O professor Alaercio Cardoso, que leciona no curso de Direito da UEM há quase 40 anos, decidiu recorrer aos ex-alunos de Direito para angariar os recursos necessários para melhorar as instalações. Rapidamente a ideia ganhou adesões, inclusive da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em novembro do ano passado foi criada uma comissão para cuidar da arrecadação, presidida pela advogada, professora, ex-presidente da OAB em Maringá e conselheira da OAB nacional.
Foram arrecadados R$ 200 mil. Todas as contribuições foram de pessoas físicas, normalmente de ex-alunos de Direito que hoje são advogados, promotores, professores, juízes, delegados, empresários e profissionais de outras áreas, porém formados pelo curso de Direito da UEM, que está com 57 anos e foi um dos que serviram para a criação da Universidade Estadual de Maringá.
A reinauguração do Bloco D-34, terça-feira, terá a presença do reitor Leandro Vanalli e da vice-reitora Gisele Mendes, que são professores de Direito, representantes da OAB, professores, estudantes e convidados.