DESTAQUES DO DIA

Prefeitura de Maringá realiza ação integrada na Vila Olímpica para acolhimento de pessoas em situação de rua

Prefeitura de Maringá realiza ação integrada na Vila Olímpica para acolhimento de pessoas em situação de rua

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A Prefeitura de Maringá realizou ação integrada nesta sexta-feira, 6, nas regiões da Vila Olímpica e do Albergue Santa Luiza de Marillac, com foco no acolhimento de pessoas em situação de rua. A ação reuniu equipes das secretarias de Assistência Social, Política sobre Drogas e Pessoa Idosa, Limpeza Urbana e da Guarda Civil Municipal.

A partir desta semana, a Vila Olímpica também passou a contar com uma viatura fixa e a presença de agentes da Guarda.

A ação desta sexta priorizou o cuidado às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Por meio de escuta qualificada, a equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) ofereceu acolhimento e os encaminhamentos necessários para a rede de atendimento do município. Durante a operação, três pessoas vindas de outros municípios aceitaram acolhimento e foram encaminhadas ao Centro POP.

A força-tarefa teve início na Avenida Herval, na Vila Olímpica, em frente ao Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro. Em seguida, percorreu a região da Vila Olímpica, passando pela Avenida Prudente de Morais e pela Avenida Duque de Caxias. O ponto final foi em frente ao Albergue.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Política sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin, ações integradas são essenciais para garantir cuidado às pessoas em situação de rua. “Realizamos uma ação de abordagem social na última segunda-feira, 2, e hoje ampliamos o foco com o apoio da Limpeza Urbana e da Guarda Civil Municipal, incluindo a organização dos espaços e a segurança dos frequentadores da Vila Olímpica”, afirmou.

O agente da Guarda Civil Municipal, Paulo Pereira Carvalho, destacou a importância do acompanhamento da corporação para garantir a segurança da equipe durante as abordagens. “Três pessoas, vindas de outras cidades, solicitaram apoio para retornar aos municípios de origem e foram encaminhados ao Centro POP. Outros, em razão da dependência química, optam por permanecer em situação de rua. Por isso, mantemos o acompanhamento diário para preservar a segurança da cidade”, explicou.

Segurança reforçada

A Guarda Civil Municipal intensificou as ações de segurança na região da Vila Olímpica. O local passou a contar com uma viatura fixa e a presença de agentes. A medida atende solicitações da comunidade registradas via telefone 153.

A presença da Guarda Civil na Vila Olímpica tem como objetivo coibir a prática de crimes e garantir mais segurança à população que utiliza o espaço. Em situações de ocorrências, a orientação é acionar a Guarda pelo telefone 153 ou a Polícia Militar pelo 190.