Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Prefeitura de Maringá realizou ação integrada nesta sexta-feira, 6, nas regiões da Vila Olímpica e do Albergue Santa Luiza de Marillac, com foco no acolhimento de pessoas em situação de rua. A ação reuniu equipes das secretarias de Assistência Social, Política sobre Drogas e Pessoa Idosa, Limpeza Urbana e da Guarda Civil Municipal.
A partir desta semana, a Vila Olímpica também passou a contar com uma viatura fixa e a presença de agentes da Guarda.
A ação desta sexta priorizou o cuidado às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Por meio de escuta qualificada, a equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) ofereceu acolhimento e os encaminhamentos necessários para a rede de atendimento do município. Durante a operação, três pessoas vindas de outros municípios aceitaram acolhimento e foram encaminhadas ao Centro POP.
A força-tarefa teve início na Avenida Herval, na Vila Olímpica, em frente ao Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro. Em seguida, percorreu a região da Vila Olímpica, passando pela Avenida Prudente de Morais e pela Avenida Duque de Caxias. O ponto final foi em frente ao Albergue.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Política sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin, ações integradas são essenciais para garantir cuidado às pessoas em situação de rua. “Realizamos uma ação de abordagem social na última segunda-feira, 2, e hoje ampliamos o foco com o apoio da Limpeza Urbana e da Guarda Civil Municipal, incluindo a organização dos espaços e a segurança dos frequentadores da Vila Olímpica”, afirmou.
O agente da Guarda Civil Municipal, Paulo Pereira Carvalho, destacou a importância do acompanhamento da corporação para garantir a segurança da equipe durante as abordagens. “Três pessoas, vindas de outras cidades, solicitaram apoio para retornar aos municípios de origem e foram encaminhados ao Centro POP. Outros, em razão da dependência química, optam por permanecer em situação de rua. Por isso, mantemos o acompanhamento diário para preservar a segurança da cidade”, explicou.
Segurança reforçada
A Guarda Civil Municipal intensificou as ações de segurança na região da Vila Olímpica. O local passou a contar com uma viatura fixa e a presença de agentes. A medida atende solicitações da comunidade registradas via telefone 153.
A presença da Guarda Civil na Vila Olímpica tem como objetivo coibir a prática de crimes e garantir mais segurança à população que utiliza o espaço. Em situações de ocorrências, a orientação é acionar a Guarda pelo telefone 153 ou a Polícia Militar pelo 190.





