DESTAQUES DO DIA

PassarIngá terá edição especial para idosos neste sábado (27) no Parque do Ingá

PassarIngá terá edição especial para idosos neste sábado (27) no Parque do Ingá
Tempo de leitura: 2 min

Uma edição especial do PassarIngá será realizada neste sábado (27) no Parque do Ingá, em Maringá, com programação voltada ao envelhecimento ativo e à valorização da convivência social. A atividade faz parte da campanha Junho Violeta, de conscientização e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, e está aberta a toda a comunidade, com destaque para a participação de idosos.

Promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), do Instituto Ambiental de Maringá (IAM) e da Secretaria de Esporte e Lazer (Sesp), o evento conta com parceria da Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do projeto Vem Passarinhar.

Serão disponibilizadas 250 vagas, distribuídas em grupos de até 25 participantes. Os passeios de observação de aves ocorrerão a cada 30 minutos, entre 8h e 11h30, com saída da entrada principal do Parque do Ingá. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela internet.

Além da observação de aves, a programação prevê atividades no Espaço Yoga a partir das 10h, com alongamento coletivo, aula de ritmos, dança e dinâmicas de integração.

“Todas as orientações foram pensadas para garantir conforto, segurança e uma boa experiência durante a atividade. Nosso cuidado com as pessoas idosas é prioridade, especialmente em ações que estimulam o envelhecimento ativo, o convívio social e o bem-estar”, afirmou o secretário de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin.

O diretor-presidente do IAM, José Roberto Behrend, destacou a importância do contato com a natureza. “O Parque do Ingá é um dos principais patrimônios ambientais de Maringá e, mesmo para quem o frequenta com frequência, sempre reserva novas descobertas. A observação de aves é uma oportunidade de ressignificar o espaço e perceber a riqueza da biodiversidade presente na área urbana”, disse.

A organização recomenda que os participantes utilizem roupas e calçados confortáveis, levem água e repelente, além de câmeras fotográficas e binóculos, caso possuam os equipamentos. Após a inscrição, os participantes receberão uma mensagem de confirmação com orientações sobre a atividade.