Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Governo do Paraná inaugurou nesta quinta-feira (2) o Condomínio do Idoso Dona Lurdes Maria Piacentini, em Campo Mourão. Com a entrega, já são seis unidades concluídas dentro do programa Viver Mais, modalidade do Casa Fácil voltada à população acima de 60 anos.
Segundo a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), outras 13 obras estão em andamento. Entre elas, a de Ponta Grossa, já finalizada e com entrega prevista para 10 de outubro, e a de Guarapuava, com 97,9% de execução e previsão de conclusão em novembro.
O modelo padrão prevê 40 moradias por residencial, além de áreas de lazer e atendimento básico de saúde. As unidades funcionam em sistema de aluguel social equivalente a 15% do salário mínimo, hoje R$ 227,70.
Atualmente, há empreendimentos em estágio avançado em Cascavel (77,2%), Francisco Beltrão (69,7%), Telêmaco Borba (66,1%) e Irati (50,3%). Outros municípios, como Loanda, São Miguel do Iguaçu, Toledo, Guaíra e Ivaiporã, também já iniciaram as obras.
Além dos 13 projetos em execução, há empreendimentos em fase de contratação, licitação e elaboração de projetos. Estão nesta lista cidades como Astorga, Maringá, Londrina, Paranavaí e São José dos Pinhais.
De acordo com o Censo de 2022, o Paraná tem 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 16% da população. A previsão é que, até 2027, o número de idosos no estado supere o de crianças com menos de 15 anos.