DESTAQUES DO DIA

Palhaços, brindes e lanchinho especial: Hemocentro do HUM aposta em estratégias para atrair novos doadores de sangue

Palhaços, brindes e lanchinho especial: Hemocentro do HUM aposta em estratégias para atrair novos doadores de sangue

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O bom humor é a ferramenta que um grupo de voluntários achou para atrair pessoas ao Hemocentro do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na Avenida Mandacaru. Nesta terça-feira (25) é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue.

A ‘Felizete’, voluntária pela primeira vez, diz que a ideia é deixar o clima mais leve. “Por que não trazer uns palhaços pra fazer com que ficasse mais leve essas doações e fazer com que as pessoas sejam constrangidas a tal ponto de virem aqui doar? Uma doação salva até quatro vidas. Por incrível que pareça, é a nossa primeira vez aqui no hemocentro. Nós somos voluntários, todos capelães, e estamos encantados de ver como esse hemocentro faz a diferença na nossa cidade”, disse.

Pela primeira vez como voluntários no Hemocentro, grupo de palhaços animou manhã de doações | Foto: Victor Ramalho/Maringá Post

Entre os doadores, estava a Nayara Rodrigues, de 35 anos, que foi uma das primeiras a chegar. Doadora de sangue já há alguns anos, ela entendeu a importância do ato quando precisou realizar uma transfusão. Desde então, doa regularmente a cada quatro meses.

“Uma vez eu precisei de sangue, daí a partir desse momento que eu precisei da transfusão eu vi a importância e comecei a fazer a doação, assim como os meus familiares. Já mandei mensagem para um monte de amiga para vim doar, para aproveitar o dia”, relatou.

Nesta terça (25), as doações segue até às 18h. De acordo com o diretor-geral do Hemocentro do HUM, Gérson Zanusso Jr, a unidade maringaense é responsável por distribuir bolsas para hospitais públicos conveniados em toda a região da 15ª Regional de Saúde, atualmente, são 20 instituições conveniadas.

Doações seguem até às 18h | Foto: Victor Ramalho/Maringá Post

“Hoje o Hemocentro é responsável pelo atendimento transfusional dos municípios da 15ª Regional de Saúde, que são 30 municípios, mas nem todos têm serviço transfusional. Ao todo, hoje, o Hemocentro tem 20 unidades conveniadas, então nessas 20 unidades, nós atendemos ou o atendimento transfusional, em que vai a bolsa direto para a transfusão, ou para a manutenção dos estoques dentro das agências transfusionais”, explicou.

Para atrair doadores, vale tudo. Em comemoração ao Dia Nacional do Doador, a unidade está oferecendo sorvetes e até lanches do McDonalds para os voluntários. “É um dia especial, comemorativo do doador de sangue. Preparamos um ambiente mais agradável, mais acolhedor. Temos alguns brindes, um atendimento, um lanche especial para que a experiência seja boa. Nós buscamos retribuir tudo o que o doador faz para a gente durante o ano, seu gesto de solidariedade”, completou Gérson.

Quem pode doar

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, quatro vezes ao ano; já as mulheres, a cada três meses, num total de três doações anuais.

O doador de sangue deve pesar no mínimo 50kg, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).