Tempo estimado de leitura: 4 minutos
O Hospital Universitário da UEM contabilizou, de janeiro a outubro deste ano, 92.301 atendimentos à população em suas principais portas de entrada.
O maior hospital público 100% da Macrorregião Noroeste do Paraná, que atende um contingente de 2 milhões de pessoas das 11ª, 12ª, 13ª, 14ª e 15ª regionais, registrou 50.662 pacientes pelo Pronto Atendimento (PA), 28.659 pacientes no Ambulatório de Especialidades e 12.980 internações. Além disso, realizou, no mesmo período, 567.740 exames de laboratório e 5.088 cirurgias em diversas especialidades.
O HUM também observou um crescimento no oferecimento de serviços de especialidades médicas, em consultas agendadas. Hoje, realiza mais de 24 mil consultas com especialistas anualmente, além de 5 mil atendimentos fonoaudiológicos, nutricionais, reavaliações, perícias, entre outros.
O Hospital também observou um crescimento no número de partos, com 1.566 registros em 2025. Em terapias multidisciplinares, o HUM computou mais de 120 mil multiatendimentos, englobando os serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, psicologia, pedagogia e nutrição clínica.
Em 2024, o PA do HUM registrou 61.258 atendimentos, o que significa uma redução de quase 18% em atendimentos para este ano; já o número de pacientes no Ambulatório de Especialidades, que em 2024 somou 25.629 atendimentos, cresceu 11% neste ano; as internações, por sua vez, registraram 11.585 casos em 2024, o que aponta para um crescimento também de cerca de 11% nos registros neste ano. Ao todo, o HUM registrou 7% mais atendimentos em 2024 (98.472) do que no ano de 2025.
De acordo com o reitor da UEM, Leandro Vanalli, o expressivo número de atendimentos reflete a confiança nos serviços prestados. “Ficamos muito felizes com o resultado de 2025 nos atendimentos à população através dos serviços na área da saúde. Isso comprova que a população busca por um serviço gratuito de qualidade, e ela o encontra nos ambientes de saúde que são administrados pela UEM. Um serviço 100% SUS, prestado por profissionais reconhecidos, garante um atendimento diferenciado”, disse Vanalli.
“Nossa gratidão a todas as pessoas envolvidas no Complexo de Saúde da UEM e ao Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Saúde, que tem o secretário Beto Preto à frente. A Secretaria tem feito muito pela UEM através da liberação de recursos que possibilitaram a retomada de obras que estavam paralisadas há mais de dez anos, e que contribuem para que a cobertura de atendimento possa chegar a números tão expressivos. A UEM é um patrimônio do Estado do Paraná”, completou o reitor.
Para a superintendente do Hospital Universitário da UEM, Cremilde Trindade Radovanovic, os resultados “reforçam a missão institucional do HUM de promover saúde com excelência, responsabilidade social e compromisso público”. “Agradeço à dedicação de todos os envolvidos. Reafirmamos, enquanto instituição, o propósito de seguir ampliando o acesso, qualificando a assistência e fortalecendo o papel do hospital como referência no atendimento à população”, afirmou a superintendente.





