DESTAQUES DO DIA

Hospitais de Maringá serão desobrigados a divulgar taxa de ocupação de leitos por pacientes com Covid-19

vacinação covid-19

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Os hospitais públicos e privados de Maringá não serão mais obrigados a informarem, diariamente, dados sobre a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Enfermaria por pacientes contaminados com a Covid-19. Na segunda-feira, 2 de fevereiro, o Executivo enviou para a Câmara um projeto que revoga a lei 11.379/2021, que obrigava a divulgação diária dos dados pelas instituições.

De acordo com a Mensagem de Lei entregue aos vereadores, a Prefeitura cita a Portaria 913/2022, no Ministério da Saúde, que declarou o encerramento da Emergência em Saúde Pública resultante da pandemia. De acordo com o boletim sobre Síndromes Respiratórias Agudas Graves da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado em março de 2025, o último com informações detalhadas sobre a Covid-19, Maringá registrou 15 casos da doença no último ano, com três óbitos.

No mesmo documento, o município também fala da “expressiva redução de casos, internações e óbitos decorrentes da Covid-19” para justificar a revogação da lei. O projeto ainda precisa passar pelas Comissões Permanentes antes de ser votado em plenário.