Após um dia de paralisação, os servidores terceirizados da coleta de resíduos de Sarandi retomaram o trabalho nesta terça-feira (27).
Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação de Maringá (Siemaco), Rogério Coutinho, após reunião da categoria com a empresa, realizada na tarde desta segunda-feira (26), os trabalhadores deram um prazo de 72 horas para que a contratante apresente um plano de trabalho para atender às solicitações dos contratados.
Entre as alegações e reivindicações da categoria, que hoje conta com cerca de 40 servidores da coleta em Sarandi, estão a falta de EPI (Equipamento de Proteção Individual), uniformes, falta de local para descanso e banheiro, ausência de desjejum, desconto em atestados médicos, falta de funcionários, banco de horas que não podem utilizar, ausência de pagamento de insalubridade para alguns trabalhadores, falta de água potável no local de trabalho e a impossibilidade de conferir os próprios holerites.
O sindicato ainda afirmou que uma nova reunião entre os trabalhadores e a empresa está prevista para a quinta-feira (29).
Ao Maringá Post, a empresa responsável pela coleta de lixo de Sarandi informou que foi surpreendida pela paralisação dos serviços, e que todos os encargos trabalhistas da categoria estão em dia. Leia a nota na íntegra.
“Em relação à paralisação de segunda-feira (26) nos serviços de coleta de resíduos sólidos no município de Sarandi, a TerceirizeMais esclarece que, todos os salários, benefícios e encargos trabalhistas de seus colaboradores estão rigorosamente em dia.
A Empresa informa que foi surpreendida pela paralisação dos serviços, sem comunicação prévia, conforme previsto em lei. Tão logo tomou conhecimento da situação, a empresa participou de reunião no sindicato da categoria, ocasião em que recebeu a pauta de reivindicações apresentada pelos.
Durante o encontro, ficou ajustado que não haverá desconto salarial referente ao período da manhã, desde que os colaboradores retornem às atividades e que os serviços sejam integralmente concluídos ao longo do dia e da noite, de forma a não prejudicar a população.
Como encaminhamento imediato, a TerceirizeMais assumiu o compromisso de disponibilizar os holerites também em formato impresso, incluindo os três últimos meses. As tratativas terão continuidade em nova reunião já agendada para dia 29, com foco no avanço da análise das demandas, dentro dos critérios legais, contratuais e operacionais que regem a prestação do serviço público.
Por fim, a TerceirizeMais reafirma sua disposição permanente ao diálogo, atuando com responsabilidade social, cumprimento rigoroso das obrigações trabalhistas e foco na segurança, no bem-estar dos colaboradores e na continuidade dos serviços essenciais à população.”
A empresa TerceirizeMais venceu a licitação para a execução de serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares e comerciais em dezembro de 2024. À época em que a licitação foi publicada, a Prefeitura de Sarandi pretendia pagar até R$ 61.039.760,00 pelo serviço. O processo licitatório foi homologado em um montante de R$ 36.862.020,00, valor oferecido pela empresa com sede em Toledo – o contato tem vigência de cinco anos e pode ser prorrogado.
Ainda nesta terça, a Prefeitura de Sarandi deve se reunir com a empresa para tratativas a respeito do serviço executado na cidade.





