Tempo estimado de leitura: 7 minutos
Um pequeno município da região foi considerado o melhor para se viver no Paraná. Atalaia atingiu a nota mais alta do estado no ‘Ranking das Cidades‘ 2025, desenvolvido e publicado pelo jornal Gazeta do Povo na última quinta-feira, 1º de janeiro de 2026.
O jornal curitibano analisou todos os 5.570 municípios do Brasil a partir de 27 indicadores sociais, atribuindo notas e pesos para cada um deles, de acordo com o trato dado pelas cidades. No ranking geral. No ranking geral, Atalaia somou 7,87 de nota, a mais alta entre os 399 municípios do Paraná. Maringá foi considerada a melhor cidade do estado entre os municípios acima de 50 mil habitantes, com nota 7,18.
Atalaia fica a 41 quilômetros de Maringá e é uma das menores cidades do Paraná, com uma população estimada de 3.980 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A baixa população contribui para a melhoria em outros indicadores. Na Segurança Pública, por exemplo, a cidade registrou apenas dois homicídios nos últimos oito anos, sendo um em de 2023 e outro em 2025, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP).
Para a elaboração do Ranking, a Gazeta do Povo considerou o Atlas da Violência, que compreende dados de 2019 a 2022, período em que o município não registrou nenhum homicídio. Ainda na Segurança Pública, outro indicador levado em consideração pelo jornal é a presença de moradores em situação de rua, que, atualmente, é de zero na pequena cidade.
Em entrevista ao Maringá Post, o prefeito de Atalaia, Carlos Eduardo Armelin, o ‘Duda’ (PSD) afirmou se sentir orgulhoso do resultado e reforçou que cobra excelência em todas as áreas do serviço público. Ele, no entanto, admitiu surpresa com o topo do ranking no Paraná.
“A gente faz um trabalho aqui em Atalaia que é uma cobrança nossa de toda a administração, exigindo excelência nos serviços públicos prestados, sem distinção, todos eles. Falar que a gente esperava ser o primeiro, eu vou estar sendo muito audacioso, porque é uma disputa muito grande aí entre os municípios, uma disputa sadia. Eu tenho que ser verdadeiro com você, sabíamos que os resultados seriam bons, mas o primeiro lugar nos deixou, aí, muito felizes, foi muito gratificante”, disse.
Duda atribui os bons resultados na Segurança Pública a convênios firmados entre o municípios e órgãos como a Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF). De acordo com o chefe do Executivo, atualmente a cidade conta com mais de 100 câmeras de videomonitoramento, com previsão de instalação de novos equipamentos na zona rural.
“A gente fez, aqui, no começo do primeiro mandato nosso, uma parceria com todos os órgãos de Segurança Pública, fizemos um convênio com eles, instalamos mais de 100 câmeras em todo o perímetro urbano do município e isso nos deu um resultado muito bom. Para a gente ter uma ideia, nós passamos, anos sem ter nenhum indicador de criminalidade. Agora, a gente está levando isso, também, para a zona rural do município. Nós vamos instalar câmeras em alguns pontos estratégicos, na zona rural para fechar o monitoramento de todo o perímetro do município de Atalaia. Essa parceria e a comunicação direta com a população, através de grupos de WhatsApp, de telefones com acesso fácil para todo mundo, eu acredito muito que isso reduziu ainda mais os índices”, explicou o chefe do Executivo.
Sobre a população em situação de rua, o prefeito explicou que os serviços de acolhimento ainda existem na cidade, embora não existam registros há vários anos. “A gente não tem nenhum morador em situação de rua e, quando tem a situação de algum andarilho passando pelo município, rapidamente, a nossa equipe já atende, já dá todo o apoio necessário, já faz o encaminhamento e acolhe essa pessoa, então, eu acredito muito nesse trabalho em conjunto que dá esse resultado”, afirmou.
Geração de emprego e abertura de empresas
Atalaia também tem indicadores positivos na área econômica. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), atualmente o município tem 774 postos formais de trabalho preenchidos, ou seja, quase 1/5 da população de Atalaia trabalha com carteira assinada. Em 2025, a cidade gerou 36 novas vagas formais.
Conforme o prefeito, a cidade tem vagas sobrando, o que faz com que o processo de recrutamento seja rápido. Pessoas que procuram a Agência do Trabalhador local, normalmente, conseguem estar empregadas em menos de 24 horas.
“Nós temos parceria com o Sebrae, um espaço exclusivo para receber as ofertas de trabalho e a gente faz um trabalho de encaminhamento para as empresas através desse espaço. É claro que algumas profissões a gente não consegue encaixar aqui no município, mas hoje em Atalaia, para você ter uma ideia, nós temos ofertas de emprego e não conseguimos ocupá-las, ou seja, nós temos mais ofertas de emprego do que pessoas precisando trabalhar, e é um fenômeno mesmo e normalmente conseguimos, de um dia para o outro, encaixar as pessoas. Nós temos parceiros fora do município também, que nos oferecem essas vagas e a gente, costumeiramente, consegue preencher essas vagas também em tempo recorde. É uma cidade pequena, a informação circula rápido”, explicou Duda.
Na atração de novos investimentos, a cidade tem um programa de construção de barracões comerciais, a custo zero, para os empreendedores. Empresas que apresentarem projetos para a abertura de novos negócios e comprovarem que irão gerar empregos podem ganhar o imóvel construído pelo município, que fica cedido ao empreendedor em um período de 10 anos.
Segundo dados da Junta Comercial do Paraná, 16 novas empresas se instalaram em Atalaia nos últimos 3 anos.
“O município já tem alguns barracões nessa situação, incentiva o empresário a gerar o emprego em Atalaia, porque não tem custo de aluguel, não tem custo de cessão, é custo zero, e o município oferecendo isso, a gente consegue dar uma garimpada e trazer empresas que queiram investir e gerar renda e emprego no município. Acredito que esse é o grande segredo”, avaliou o chefe do Executivo.
Para fechar a entrevista, Duda afirma que a cidade está preparada, em infraestrutura e serviços públicos, para receber novos moradores que podem ficar atraídos com o município estar no topo do ranking de melhores cidades para morar no Paraná.
“O nosso município está muito organizado, é um município que tem estrutura, temos um programa de moradia em execução, uma parceria com o Governo do Estado através do programa Casa Fácil Paraná, então nós temos em execução a última fase agora do programa, é um município que atende 100% da população com iluminação em LED, é também 100% asfaltado, tudo isso é muito importante. Claro que nós temos nossas limitações, não podemos negar isso, mas hoje, por exemplos, não temos nenhuma pessoa na fila de espera em nenhuma creche, nem em nenhuma escola municipal, então hoje nós estamos organizados, abertos a novos investimentos e preparados para o futuro”, finalizou.





