Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Prefeitura de Maringá realiza um mutirão de matrículas com o objetivo de zerar a fila de espera de alunos por vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) neste começo de ano letivo. De acordo com o município, todas as crianças que já faziam parte da rede municipal de ensino no ano passado estão com as matrículas garantidas e consolidadas, seguindo a continuidade do atendimento na rede. Quase 200 crianças ainda aguardam na fila por transferências de unidades.
Neste momento, o trabalho da Secretaria está concentrado principalmente na organização das turmas e nos pedidos de transferência, como mudanças de, cidade, unidade ou de turno, situações que dependem da disponibilidade de vagas na escola pretendida. Para dar mais agilidade a esse processo, a Secretaria intensificou o trabalho interno e montou uma força-tarefa para ampliar o contato com pais e responsáveis, por meio de ligações telefônicas, com orientações sobre os encaminhamentos.
Na faixa etária de 0 a 3 anos, por exemplo, há 1.183 vagas disponíveis nos Cmeis e 1.100 em instituições privadas conveniadas. Os encaminhamentos têm sido feitos para o preenchimento dessas vagas. A Secretaria reforça que todo o processo ocorre de forma transparente. Pais e responsáveis podem acompanhar, em tempo real e sem a necessidade de ir até a Secretaria, a posição da criança no cadastro por meio da plataforma Conecta Seduc (clique aqui). A plataforma informa a situação de cada solicitação.
“Estamos reforçando as equipes, com servidores de outros setores apoiando esse trabalho, ampliando o período de ligações para o período noturno e também aos fins de semana. Nosso foco é dar agilidade aos encaminhamentos. As crianças que já estavam na rede municipal estão com as matrículas consolidadas. O que estamos organizando agora são principalmente as transferências, como nos casos em que a família solicita outra unidade por mudança de bairro ou de preferência. Primeiro realizamos as enturmações, que já estão em andamento, e depois verificamos a disponibilidade na unidade desejada. A vaga na rede a criança tem”, afirmou a secretária de Educação, Adriana Palmieri.
Cadastro – Para crianças que ainda não fazem parte da rede municipal, que vieram de outras cidades ou da rede privada, é necessário realizar o cadastro online na plataforma Conecta Seduc Maringá (clique aqui para acessar). Já para alunos da rede municipal cujos responsáveis desejam transferência de turno ou de unidade, a solicitação também deve ser feita de forma online, conforme os critérios da rede e a disponibilidade de vagas na unidade pretendida.





