Pep Guardiola admitiu na terça-feira que o Manchester City atravessa um novo momento de crise após a derrota inesperada por 3 a 1 para o Bodø/Glimt, na Noruega, pela sétima rodada da Liga dos Campeões. O técnico classificou a equipe como “frágil” e afirmou que a dinâmica precisa mudar rapidamente, em um cenário no qual, segundo ele, “está tudo dando errado”.
“Tudo começou no início do ano, com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Sabíamos que o Bodø é uma boa equipe. Nunca os subestimei. Não conheço todos os detalhes, mas sei que chegaram às semifinais da Liga Europa na temporada passada e estavam mentalmente muito bem”, disse Guardiola, em declarações à Sky Sports.
O treinador destacou os desfalques como fator determinante para o desempenho abaixo do esperado. “Chegamos aqui com muitas ausências de jogadores importantes, que dão consistência ao time. Os jogadores estão um pouco frágeis, como aconteceu em determinado momento da temporada passada. Mesmo jogando com dez, após a expulsão do Rodri, muitos deram um passo à frente. Precisamos nos recuperar. Os resultados desde 2025 não têm sido bons, tanto na Premier League quanto hoje. Temos de seguir em frente. Em quatro dias enfrentamos o Wolverhampton e depois o Galatasaray. Precisamos mudar rapidamente a dinâmica”, afirmou.
Apesar de o Bodø/Glimt também ter entrado em campo desfalcado, sem 11 jogadores do elenco principal por lesão ou suspensão, o Manchester City venceu em 2026 apenas partidas pelas copas nacionais, contra Exeter e Newcastle.
“Hoje era uma grande oportunidade para nós, mas a sensação é de que as coisas estão dando errado em vários aspectos. Isso é um fato e precisamos tentar mudar. Os jogadores estão aí e vão tentar. Jogadores apáticos? Discordo. Não tivemos Doku nem Savinho pelos lados e também faltaram atletas em outros setores, mas não senti que o time tenha jogado mal”, avaliou.
Guardiola ainda elogiou o adversário. “Eles estavam muito bem organizados, nos forçaram a jogar pelos lados e não temos jogadores para duelos individuais nessas condições. No geral, o Bodø foi muito bom e merece parabéns. Não há muito mais a dizer”, concluiu.
Situação do City na Champions e na Premier League
Apesar da derrota na Noruega, o Manchester City já garantiu matematicamente a classificação para a próxima fase da Liga dos Campeões, com 13 pontos, a mesma pontuação do Sporting. A equipe ocupa atualmente a sétima posição na classificação geral, uma abaixo do clube português.
Na próxima rodada, os ingleses voltam a jogar em casa, no Etihad Stadium, contra o Galatasaray, atual 18º colocado.
Na Premier League, o cenário também inspira cautela. O City perdeu na última rodada para o rival Manchester United por 2 a 0, mas contou com tropeços de concorrentes diretos. O Arsenal, líder do campeonato, empatou com o Nottingham Forest, enquanto o Aston Villa, terceiro colocado, foi derrotado pelo Everton.





