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No cenário atual, em que a educação precisa dialogar com um mundo cada vez mais dinâmico, tecnológico e desafiador, as escolas têm buscado caminhos para tornar a aprendizagem mais significativa e pautada na realidade. Em Maringá, o Colégio Dom Bosco, reconhecido entre as principais instituições de ensino da cidade, vem ampliando iniciativas que aproximam os estudantes da prática, da criatividade e da autonomia. Dois desses projetos ganharam força dentro da comunidade escolar: a Feira do Empreendedor e o Projeto Super Autor.
A coordenadora pedagógica Alice Oliveira, uma das responsáveis pelo projeto, explica que o Super Autor nasceu de uma necessidade concreta: incentivar as crianças pequenas a retomarem o vínculo com a leitura e a escrita, em um tempo em que a tecnologia ocupa grande parte do cotidiano delas. “As nossas crianças estão cada vez mais rápidas, mais tecnológicas, e não gostam tanto do método tradicional da leitura. O projeto nasce dessa necessidade e tem rendido bons frutos”, afirma.
Projeto Super Autor: das primeiras letras ao tapete vermelho
Do Infantil 4 ao 4º ano, cada turma produz um livro próprio. É um projeto completo, com capa, gênero textual específico e ilustrações feitas à mão. No Infantil, as histórias são coletivas; no 1º ano, os alunos escrevem cartas; no 2º, poemas; no 3º, crônicas; e no 4º, fábulas. A produção acontece ao longo de todo o primeiro semestre, com pesquisa, leitura, escrita, revisão e desenho.
“O objetivo é colocar a criança no protagonismo da leitura e da escrita. Ela é dona da própria história. Tem sido muito significativo”, afirma Alice.
O ponto alto é a Noite dos Autógrafos, quando as crianças participam de uma noite solene completa, com tapete vermelho, roupas de gala e presença da família. “É um evento lindo, de muita emoção. As famílias abraçaram o projeto e temos grande participação.”
A escola não recebe recursos da iniciativa, que é realizada pela Estante Mágica, mas mantém o projeto pela relevância pedagógica. A intenção é que cada estudante chegue ao 4º ano com uma coleção de livros que registre sua evolução. Os exemplares incluem até biografia e foto da criança.
Além da leitura e escrita, o trabalho envolve psicomotricidade, expressão, criatividade e virtudes (conceitos norteadores definidos pela Instituição para cada ano letivo) como bondade, amor, honra e alegria, todas integradas ao conteúdo e trabalhadas dentro das narrativas.
Feira do Empreendedor: mão na massa, trabalho em equipe e consciência de valor
Já a Feira do Empreendedor é destinada a turmas do 5º ano ao 9° ano e integra a disciplina de Ensino Financeiro, introduzida pela instituição. A proposta é conectar os alunos a um cenário realista de produção, venda e gestão de negócios, sempre com um produto criado e produzido por eles.
“Neste ano, o 5º ano organizou um brechó com uniformes usados. O 7º ano vendeu cachorro-quente. O 8º produziu jogo americano: pesquisaram tecido, cortaram, costuraram, calcularam gastos”, relata Cristiane Borsari, uma das coordenadoras pedagógicas responsáveis pelo projeto.
Cada turma se divide em setores, como mídia, produção e embalagem, e os pais também participam do projeto.
O lucro é revertido para experiências dos próprios alunos: ida ao cinema, boliche, ou ajuda na formatura do 9º ano. Segundo Cristiane , o engajamento é alto. “Empreendedorismo e protagonismo estão muito em alta, e eles gostam da ideia. A feira desenvolve consciência de valor, responsabilidade e trabalho em equipe.”
Colégio Dom Bosco e a educação para o século XXI
Os dois projetos dialogam com a proposta pedagógica mais ampla do Dom Bosco, baseada nos pilares da educação do século XXI: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, que são reforçadas pelo Sistema COC de Ensino, adotado pela instituição desde 2008.
Com material didático interdisciplinar, o sistema utilizado pelo Dom Bosco integra conteúdos e estimula a aplicação prática, ampliando a compreensão dos alunos sobre cada disciplina. A escola também trabalha fortemente as soft skills, como criatividade, ética, comunicação e empatia, além de incentivar a participação em olimpíadas educacionais, nas quais acumula resultados expressivos, incluindo a medalha de bronze na International Biology Olympiad 2016, no Vietnã.
Fundado em 1997, o Colégio Dom Bosco nasceu com a proposta de unir inovação e ensino de qualidade. Hoje, a instituição oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Ensino Médio, Período Integral, Ensino Bilíngue e cursos preparatórios para vestibulares, incluindo ENEM e PAS da UEM.
As práticas pedagógicas atuais reforçam uma visão que acompanha o Dom Bosco desde sua fundação: preparar estudantes para além do conteúdo, formando cidadãos capazes de pensar, criar, empreender e se expressar dentro dos valores da instituição.





