Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Secretaria de Segurança de Maringá intensificou as ações de patrulhamento da Guarda Civil Municipal como parte da Operação Natal Seguro, que reforça a segurança na área central e em outros pontos estratégicos da cidade no período da Maringá Encantada 2025.
Além disso, uma base móvel, instalada na Avenida Brasil com a Avenida Getúlio Vargas, funciona como centro avançado de monitoramento até 11 de janeiro de 2026.
A base móvel da Guarda é um ônibus equipado com tecnologia capaz de acessar em tempo real todas as imagens do Centro de Controle Integrado (CCI), permitindo que as equipes acompanhem imediatamente qualquer movimentação no entorno. “Nosso objetivo é garantir que moradores e visitantes circulem com tranquilidade. A presença constante da Guarda proporciona resposta ainda mais ágil para as ocorrências”, afirma o secretário de Segurança, Delegado Luiz Alves.
Os patrulhamentos preventivos em pontos estratégicos foram ampliados com a presença de equipes nas principais vias e áreas comerciais do município. A operação também reúne dezenas de alunos em estágio da Escola de Formação da Guarda Civil Municipal que atuam no período noturno sob supervisão, intensificando ainda mais a cobertura durante o fluxo elevado de pessoas.
Flanelinhas
A Guarda Civil Municipal atua em apoio à Polícia Militar nas ações de segurança e fiscalização. Situações envolvendo ameaça, cobrança indevida, dano ao veículo ou constrangimento configuram crime. Nestes casos, as pessoas devem acionar a Polícia Militar, pelo 190, ou a Guarda Civil Municipal, pelo 153, no local ou proximidades para que as medidas legais sejam adotadas.
Programação
A programação da Maringá Encantada segue até 11 de janeiro e reúne atrações musicais, intervenções artísticas, feiras temáticas, espaços imersivos, decoração luminosa e atividades que valorizam talentos locais. Clique aqui e confira a programação completa.





