Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O governo federal instituiu nesta sexta-feira (5) o Grupo Temporário de Acompanhamento das ações federais nas áreas atingidas por tornados no Paraná em 7 de novembro. A criação do grupo foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) por meio da Portaria SRI/PR nº 123/2025, assinada pela ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais (SRI).
O objetivo do grupo é articular e integrar as ações dos órgãos federais com as estruturas de gestão de crise do estado e dos municípios afetados, além de reportar o andamento das medidas aos ministros que compõem o Grupo de Trabalho.
O GT será composto por representantes da Casa Civil, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e da SRI, que coordenará as atividades. As reuniões ocorrerão semanalmente ou, em casos excepcionais, mediante convocação da coordenação.
Entre as competências do grupo estão a articulação político-institucional entre governos federal, estadual e municipais, o alinhamento das ações federais localmente e a mediação de divergências ou impasses burocráticos. Os integrantes também devem elaborar relatórios periódicos aos ministros do Grupo de Trabalho.
Podem participar das reuniões representantes de órgãos federais, de outras instituições públicas e da sociedade civil, sem remuneração, como prestação de serviço público relevante.
O prazo para o funcionamento do grupo é de 90 dias, até 5 de março de 2026, podendo ser prorrogado por igual período mediante decisão da coordenação.





