Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O futuro dos grandes eventos de Maringá e a gestão das polêmicas que marcaram o primeiro ano da atual administração. Esses são os temas centrais do podcast Ponto a Ponto, do Maringá Post, que recebe neste domingo (9) o secretário de Cultura, o sociólogo Tiago Valenciano.
Em uma conversa franca com o jornalista Ronaldo Nezo, Valenciano abre o jogo sobre os bastidores de um dos setores mais dinâmicos – e sensíveis, ideologicamente – da gestão pública. O episódio, que estreia às 7h no canal do YouTube do Maringá Post, mergulha nas decisões que impactam diretamente a vida do maringaense.
Entre os destaques, o secretário responde sobre o “descompasso de expectativa” que gerou polêmica na organização da Virada Cultural deste ano, detalhando o diálogo com a classe artística que levou a gestão a “voltar atrás” na decisão sobre o local do evento.
Valenciano também antecipa os planos para os próximos grandes eventos do calendário. O que os maringaenses podem esperar do Réveillon? E do Carnaval de 2026? O secretário sinaliza o anseio de “dar um upgrade” na festa, com planos que podem incluir uma atração de porte nacional para consolidar Maringá como um polo carnavalesco no Noroeste do Paraná.
Outro ponto nevrálgico da cidade, o impasse de décadas do Cine Plaza, é abordado em detalhes. Na entrevista, Valenciano explica o “gargalo” jurídico e financeiro que impede a solução do espaço, revelando o status da desapropriação e os valores envolvidos.
Além do dia a dia da pasta, o Ponto a Ponto explora a visão do sociólogo e analista político por trás do cargo. Valenciano fala sobre como sua filosofia de “construir pontes, não caçar encrenca” o ajuda a navegar a “guerra ideológica” na cultura e como sua experiência em pesquisas de opinião molda sua visão sobre gestão.
Serviço
A entrevista completa vai ao ar neste domingo (9), às 7h da manhã, e estará disponível no canal do youtube do Maringá Post.
O podcast é realizado em parceria com o V Mark Produtora e Estúdio.





