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O Grupo Pátria, por meio da empresa Reune Rodovias Holding II S/A, venceu nesta quinta-feira (30) o leilão do Lote 5 das Rodovias Integradas do Paraná, realizado na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.
A proposta apresentou deságio de 23,83% sobre a tarifa básica de pedágio. Como o desconto supera 18%, o grupo deverá realizar aporte adicional de R$ 399,4 milhões destinado a investimentos futuros.
O contrato prevê R$ 6,7 bilhões em obras e melhorias e R$ 5,2 bilhões em despesas operacionais ao longo de 30 anos, totalizando R$ 11,9 bilhões. A concessão cobre 433 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Noroeste do Estado, conectando Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Guaíra.
Com o novo contrato, as tarifas de pedágio devem ser até 34% menores do que as anteriores. O modelo também prevê isenção para motocicletas, desconto de 5% para usuários com tag e reduções progressivas conforme a frequência de uso.
O Grupo Pátria já administra o Lote 1 do programa, responsável por 473 quilômetros de rodovias entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais.
De acordo com o edital, o Lote 5 inclui 238,5 quilômetros de duplicações, 19,9 quilômetros de marginais, 3,7 quilômetros do contorno de Guaíra, 51 interseções em desnível, 17 retornos, 5 passarelas, 6 obras de arte especiais, 12 quilômetros de ciclovias e um ponto de parada e descanso.
As principais obras compreendem as duplicações contínuas da BR-163, entre Marechal Cândido Rondon e Guaíra, e da BR-369, entre Campo Mourão e Cascavel, além de trechos urbanos na PR-158.
O ciclo principal de obras deve ocorrer entre o terceiro e o sétimo ano do contrato, período destinado às intervenções estruturais.
A concessionária também deverá implantar 10 bases operacionais, com ambulâncias, guinchos, caminhões-pipa e viaturas de inspeção de tráfego, além de sistemas de monitoramento eletrônico e segurança viária.
A estimativa é de 96,7 mil empregos diretos e indiretos durante a execução do contrato, abrangendo 16 municípios: Maringá, Floresta, Engenheiro Beltrão, Peabiru, Campo Mourão, Mamborê, Juranda, Ubiratã, Corbélia, Cascavel, Toledo, Quatro Pontes, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Terra Roxa e Guaíra.
Com o Lote 5, o Paraná encerra a etapa de leilões do programa de concessões rodoviárias, que prevê seis lotes de estradas estaduais e federais. O modelo foi desenvolvido pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e pelo International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial, com aprovação do Ministério dos Transportes e do Tribunal de Contas da União (TCU).
Atualmente, os Lotes 1, 2, 3, 4 e 6 já estão contratados e em diferentes fases de operação.






 
			 
			 
			 
			