A passagem de um meteoro pelo céu na noite deste domingo, 5, chamou a atenção de moradores de Maringá e de cidades vizinhas. Pelas redes sociais, várias pessoas postaram vídeos de câmeras de segurança que registraram um clarão no céu.
Uma internauta disse que parecia muito com fogos de artifício; outras afirmaram que acharam que fosse um relâmpago. O fenômeno também foi visto em Terra Boa. “Eu vi. Foi lindo”, disse uma moradora da cidade. Há relatos de que o clarão foi observado até na região de Londrina. Também teve gente lamentando ter perdido o momento exato. “Que massa, queria ter visto”, comentou outra internauta.
Segundo Maico Zorzan, professor e astrônomo, meteoros são pedaços de rocha, restos da formação do Sistema Solar que, em algum momento, acabam sendo atraídos pela Terra e entram na atmosfera.
“Quando a rocha está no espaço, o nome dado é meteoroide, mas quando ela explode por conta do atrito com o ar atmosférico e causa um efeito luminoso, como o que foi visto na noite passada, o fenômeno passa a ser tratado como meteoro. Por fim, meteorito é o pedaço de rocha que chega ao chão e, às vezes, pode ser recuperado”, explica.
Apesar da possibilidade de queda de fragmentos, Zorzan afirma que, até hoje, apenas um acidente foi registrado. “Em 1954, no estado do Alabama, nos Estados Unidos, uma pessoa foi atingida por um meteorito, mas não foi nada grave. A grande maioria desses meteoros queima e se esfarela antes de chegar ao chão”, diz.
Ainda de acordo com o astrônomo, nem todos os meteoros são luminosos e nem todos são grandes o suficiente para acender no céu. No entanto, ele afirma que todas as noites há meteoros cruzando o céu noturno. “Algumas noites mais, outras menos, mas sempre tem”, comenta.
FONTE: GMC ONLINE