MARINGÁ

Yoga: uma jornada milenar que você pode desfrutar em Maringá

Existem diferentes tipos de yoga, alguns profissionais trabalham em clubes, outros atendem em suas escolas. Muitos atendem de forma personalizada, mas o mais interessante é que a prática de yoga não exige nada apenas que você tenha um corpo. É a atividade mais inclusiva que existe atualmente, tendo em vista que pessoas com deficiência de qualquer natureza podem praticar, o que inclusive é muito indicado por especialistas.

Dentre os vários tipos de yoga existem os mais meditativos, outros são mais devocionais e outros trabalham mais com as posturas de corpo. Não existe exatamente um projeto único para a prática de yoga na cidade de Maringá. É o que destaca a instrutora de Yoga, Lissa Cristina Pimentel Nazareth. “O que existe são profissionais com formação e competências para oferecer este ensinamento. Para se tornar um professor de yoga, é necessário que a pessoa faça um curso de formação que a capacite para tal”.

 

Pioneirismo

Desde 2005 o Instituto Agni’s Yoga, atua para formar profissionais de yoga e são pioneiros nessa formação. O mestre e professor do Instituto, Paulo Cesar de Oliveira é responsável pela formação de 95% dos professores de yoga na cidade. Os alunos estão habilitados para oferecer todas as modalidades de yoga, sendo importante que esse curso seja certificado. A certificação vem da índia, do The Divine Life Society – Instituto Sivananda e possui outra formação internacional pelo Pisttis Sophia, no México.

Hoje já são mais de 200 professores formados, que atuam por todo o Brasil, e também fora em países como Irlanda e Alemanha. O curso de formação de instrutores de yoga está sempre sendo atualizado e ampliado e para ser um professor de Yoga a pessoa não precisa deixar a sua atividade profissional. A instrutora Lissa é prova disso, ela atua na área jurídica e quando termina o expediente dá aulas de yoga. Uma prática que, além de ajudar os seus alunos, ajuda o próprio professor a ter uma vida mais calma e organizada.

Yoga 2024
Prática de yoga não exige nada apenas que você tenha um corpo – Foto: Arquivo Instituto Agni’s

 

Conciliando trabalhos

A professora Lissa trabalha na Vara da Infância e Juventude e elaborou um projeto pessoal de yoga para pessoas idosas ao ar livre no parque do Ingá. A quantidade de alunos só aumenta a cada dia. Yoga é tão próspera, que uma pessoa viu a professora num evento da prefeitura e a convidou para dar aulas para um outro público de mulheres aposentadas.  Neste mesmo evento, uma outra pessoa a convidou para dar aulas num lar de idosos. “Você pode tirar férias e viajar e pode continuar dando suas aulas tranquilamente”, comenta Lissa.

 

O que é yoga?

Imagine uma prática ancestral que te convida a explorar seu corpo, mente e alma. A yoga é isso: uma jornada milenar que te conecta com você mesmo através de posturas físicas (ásanas), técnicas de respiração (pranayamas) e meditação. Mais do que exercícios, a yoga é um estilo de vida que busca harmonia e bem-estar.

 

Benefícios da yoga:

Corpo mais forte e flexível: As posturas tonificam os músculos, aumentam a flexibilidade e melhoram a postura;

Mente mais calma e focada: As técnicas de respiração e meditação acalmam a mente, reduzem o estresse e a ansiedade, e aumentam o foco e a concentração;

Espírito mais conectado: A yoga te ajuda a se conectar com você mesmo, com suas emoções e com o mundo ao seu redor.

Yoga parque
Yoga pode ser feito também ao ar livre – Foto: Arquivo Instituto Agni’s

 

Modalidades de yoga:

Existem diversos tipos de yoga, cada um com suas características e benefícios. Os mais populares são: Hatha yoga, Raja Yoga, Vinyasa yoga, Ashtanga yoga, Bhati Yoga, Kundalini yoga, entre outras possibilidades.

 

Onde encontrar aulas de yoga:

Aulas no Parque: uma opção bem acessível e ainda te conecta com a natureza;

Estúdios de yoga: A maioria das cidades oferece aulas de yoga em estúdios especializados;

Academias: Algumas academias também oferecem aulas de yoga;

Aulas online: Existem diversas plataformas online que oferecem aulas de yoga para todos os níveis.

 

Dicas para iniciantes:

Comece com aulas para iniciantes;

Não se compare com os outros alunos;

Respeite os seus limites;

Seja paciente e persistente.

 

Mensagem: A yoga é uma prática para todos, independentemente da idade, sexo, nível de condicionamento físico ou experiência. Experimente e descubra os benefícios que a yoga pode trazer para sua vida!