DESTAQUES DO DIA

Vencedores do Comida di Buteco 2024 serão conhecidos nesta quarta-feira

Em um evento na noite desta quarta-feira, 15, exclusivo para proprietários de bares, imprensa, influenciadores digitais e patrocinadores, no Bondam Centro de Eventos, no Parque do Japão, serão conhecidos os vencedores da segunda edição maringaense do Concurso Comida di Buteco. A escolha foi feita por uma comissão julgadora e pelos frequentadores de bares durante todo o mês de abril, quando Maringá celebrou a cultura botequeira com 25 baresparticipando do concurso.

O público e os jurados avaliaram quatro critérios, com notas de 1 a 10: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O primeiro colocado vai participar da etapa nacional do Comida di Buteco, que escolhe o melhor buteco do Brasil, em uma grande festa que acontece em julho, em São Paulo.

O concurso Comida di Buteco é realizado simultaneamente em todo o País – em 2024, participaram 1.110 bares em mais de 40 cidades, que integram os 25 circuitos. Todos têm uma característica em comum: são bares familiares, com os donos à frente do negócio.

comida de boteco
O concurso Comida di Buteco valoriza o petisco raiz dos bares brasileiros Foto: Divulgação

Recordes sobre recordes

No ano passado, o primeiro que teve a participação de bates de Maringá, o concurso nacional teve uma série de recordes:

  • 1 milhão de votos contabilizados;
  • mais de 10 milhões pessoas impactadas diretamente nos butecos;
  • mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia produtiva do ecossistema Comida di Buteco;
  • quase 1 milhão de fãs e 160 milhões de impressões nas redes sociais do concurso;
  • cerca de 10 milhões de pageviews no site;
  • 150 mil turistas presentes nos circuitos; e
  • mais de 10 mil empregos gerados

 

Grandes marcas validam relevância

Para participar do Comida di Buteco, não é preciso pagar nenhum tipo de inscrição. Todos os bares são convidados, levando em conta sua história e importância na cidade. Quem “paga a conta” são grandes marcas que acreditam no projeto.

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa, como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o buteco.

Os bares de Maringá participaram do concurso pela primeira vez no ano passado e viram sua clientela aumentada porque muitas pessoas se interessaram em conhecer os pratos que estavam concorrendo, que foram largamento divulgados na imprensa local. O vencedor foi o Bar do Rafa, que concorreu com seu famoso mocotó, carro-chefe do estabelecimento, tanto que está no nome da casa, “Bar do Rafa – O Ponto do Mocotó.

O prato vencedor do ano passado não pode mais concorrer, mas o Bar do Rafa está de volta à disputa, desta vez com outro prato. O estabelecimento está aberto desde 1980.

Comida di Buteco Bar do Rafa
O Bar do Rafa, que tem o mocotó como referência, foi o campeão do Comida di Buteco do ano passado Foto: Divulgação

 

Patrocinadores do Comida di Buteco

Apresentação: Piraquê,
Cerveja Oficial: Eisenbahn
Promoção: RPC
Patrocinio: Santander/Getnet, Coca Cola, Assaí, Dom Novilho
Apoio: McCain, Zero Cal, Chandon, Germer, Reserva 51, Simples Reserva
Apoio Institucional: Prefeitura de Maringá, Visite Maringá, Sebrae, Viaje Paraná, Ibis, Rádio Mundo Livre, Pajolla Mídia, Abrasel, NEOOH, Sympla, Boxnet