PARANÁ

Veja parques para explorar na área urbana da Grande Curitiba

Apreciar uma bela vista sob um mirante, contemplar o pôr do sol ou relaxar após a prática de atividade física são experiências marcantes, especialmente, quando vividas nas áreas verdes de Curitiba e Região Metropolitana. Os parques situados na área urbana da região também podem se tornar refúgios para quem deseja escapar da pressa do dia a dia.

Informações sobre algumas dessas áreas verdes da Região Metropolitana de Curitiba, inclusive, figuram no mobiliário urbano da capital. Painéis em pontos de ônibus, canteiros de vias e outros espaços públicos da cidade estão trazendo fotos e dados sobre a atração, como o Parque Ambiental Aníbal Khury, em Almirante Tamandaré, e o  Parque Municipal São José dos Pinhais, que também reúne o horto do município vizinho.

A ação “RMC no mobiliário urbano de Curitiba“ é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole), coordenado pela presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Tatiana Turra. São mais de 90 pontos em diversos bairros da cidade. A cada 15 dias um grupo de 5 municípios fica exposto nos painéis de destinos turísticos.

Confira a seguir essas e mais três outras áreas verdes na Grande Curitiba que você pode explorar:

Parque Ambiental Aníbal Khury – Almirante Tamandaré

Um dos locais para curtir ou descansar é o Parque Ambiental Aníbal Khury, localizado em Almirante Tamandaré. A área total do espaço é de 2,2 milhões de metros quadrados dedicados à preservação ambiental. Além das áreas verdes e quadras para atividade física, o parque terá o maior centro de convenções da Região Metropolitana Norte. A expectativa é que a inauguração seja realizada em janeiro do próximo ano.  O espaço do parque também se transforma em palco para eventos na cidade. No próximo final de semana acontece a Festa do Morango para celebrar a cultura da fruta e o aniversário do município, que é o 4º maior produtor de morango do Estado.

Serviço: Parque Ambiental Aníbal Khury

Endereço: Jardim São Domingos, Alm. Tamandaré – PR
Horário de funcionamento: Diariamente, das 06h às 19h. No dia dos shows, o parque fica aberto até às 23h.
Entrada gratuita.

Parque Bacacheri – Curitiba 

Entre pinheiros, ipês e um grande lago, o visitante do Parque General Iberê de Mattos, em Curitiba, pode contemplar uma grande área verde e de lazer nos 152 mil metros quadrados. Criado no final da década de 80, o espaço também é conhecido como Parque Bacacheri em razão da localidade. Dispõe de pista para caminhada/corrida no entorno do lago e bancos estratégicos que permitem a vista para superfície da água. O cenário também é um convite para o frequentador admirar o pôr do sol após atividade física ou somente para relaxar. Outra curiosidade é o portal da entrada principal composto por pirâmides e arcos em tubos de ferro. A concepção do monumento é inspirar os visitantes através dos bons fluídos das pirâmides e irradiar alegria com as cores dos arcos.

Serviço: Parque Bacacheri 

Endereço: Rua Paulo Nadolny, 136
Horário de funcionamento: Das 6h às 22h, diariamente
(Sanitários: das 8h às 17h)
Entrada gratuita.

Parque Municipal Seráfico São Luís de Tolosa – Rio Negro

O Parque ocupa a área do antigo Seminário Seráfico São Luís de Tolosa, construído por padres franciscanos no ano de 1923. O prédio principal, semelhante a um castelo medieval, é a sede do Poder Público Municipal e está situado no alto de uma colina. Em 1995, foi criado o Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa e, desde 1999, após restauração, o prédio passou a abrigar oficialmente a Prefeitura Municipal de Rio Negro.

O parque conta com a Capela Cônego José Ernser, o Museu Histórico Professora Maria José França Foohs, o maior presépio feito de palha de milho com mais de 1.700 personagens, loja de artesanato local, cine teatro e trilhas que permeiam os 4.800 metros de extensão do parque.

Serviço: Parque Ecoturístico Municipal Seminário Seráfico São Luís de Tolosa