A Serie A italiana, um dos campeonatos mais tradicionais do mundo, retornará esse sábado (17) para mais uma temporada. O torneio que já começa diferente a partir do nome, depois de 25 anos de patrocínio e parceria com a marca TIM, o campeonato agora tem outro patrocinador detentor dos naming rights da competição. Se trata da Enilive, empresa focada em sustentabilidade e transição energética. Com isso, o nome que antes se chamava “Serie A TIM” agora se chamará “Serie A Enilive“.
Outras mudanças são os times: Sassuolo, Salernitana e Fronsinone, que caíram e deram espaços para o Como, e o retorno de Monza e Parma para a elite. Além de algumas caras novas, como a do brasileiro Douglas Luiz, alguns retornos de velhos conhecidos, como a volta do Morata para o país, dessa vez para o Milan, e claro, algumas despedidas como a de Immobile, Luis Alberto e Szczesny.
E para você que está perdido e não sabe quem acompanhar, o que esperar, e não faz ideia de nada que pode acontecer nessa temporada, aqui terá três times que podem render uma boa temporada.
COMO
O Como é um clube novo, foi fundado em 2009, e chegou até falir, na temporada 2017/2018 o time precisou recomeçar na serie D, após não conseguir o acesso a nenhuma competição, com isso foi comprado em 2019 pela empresa inglesa de mídia e entretenimento SENT Entertainment Limited que é dona do clube até hoje, e é de onde vem todo o investimento do clube. Logo na temporada que o clube é comprado, conseguem conquistar a Serie D, e logo em seguida conquistam também a Serie C, passam dois anos na segunda divisão, mas sem passar apuros, até que na temporada passada conseguem o tão sonhado acesso.
E para disputar a elite, se reforçaram forte, o clube já contava com nomes conhecidos como Pepe Reina e Alberto Moreno, e nessa janela trouxeram o zagueiro multicampeão Raphael Varane, e o experiente Andrea Belotti, que passou a carreira toda na Serie A italiana e também conta com o ex-jogador Cesc Fàbregas no comando. A expectativa para o clube não é brigar pelo título ou por vaga nas competições europeias, e sim se manter na elite para continuar o projeto que vem dando resultados e ganhando carinho de muito torcedores pelo mundo.
JUVENTUS
Depois de uma hegemonia de 9 títulos seguidos, encerrado com o título da Inter de Milão em 20/21, a Juve deixou de ser o melhor time do país, e seu elenco foi perdendo força com as saídas dos ídolos Buffon, Chiellini e Bonucci, e saída de outras estrelas como Cristiano Ronaldo e Paulo Dybala. Com isso, o time foi perdendo mais o nível, ficando de fora da Champions League da temporada passada, mas após uma temporada segura, o clube terminou a Serie A na 3° posição e se classificou para a Champions.
A principal mudança para essa temporada está no banco, se trata de Thiago Motta, o ítalo-brasileiro fez um ótimo trabalho com o Bologna na temporada passada, levando o clube à 5°colocação e classificando para a Champions League, competição essa que o clube não jogava há 56 anos, o técnico contará com as chegadas de Douglas Luiz e Khéphren Thuram para o meio-campo, e terá um dos melhores centroavantes do campeonato a disposição, Dušan Vlahović.
BOLOGNA
Falando nele, fica a curiosidade, será que o clube vai manter o mesmo nível mesmo com a saída dos principais destaques? Como já citado, a última temporada do clube foi histórica, além de Thiago Motta, o Rossoblu perdeu o seu melhor zagueiro Riccardo Calafiori para o Arsenal, e seu destaque ofensivo Joshua Zirkzee para o Manchester United, dois pilares do time. O lado bom é que conseguiu segurar o restante do time, inclusive comprando definitivamente Remo Freuler para o meio-campo.
Para o Lugar de Thiago Motta o clube trouxe Vincenzo Italiano, que ficou 3 anos na Fiorentina, o clube fez uma boa pré-temporada e terá a Champions League para jogar.
Esses são 3 clubes que podem chamar atenção no campeonato, além desses, Inter de Milão é o favorito para erguer o Scudetto, Milan juntamente com a Juventus devem brigar pelo título também, Napoli, Roma, Lazio e Atalanta correm por fora e devem brigar pelas vagas nas competições europeias, já na parte de baixo Empoli, Parma, Hellas Verona, Monza, Lecce e Como devem brigar para não cair.
Você pode acompanhar a Serie A Enilive pelo Star+.