DESTAQUES DO DIA

Título de Cidadã Honorária do Paraná para Cida Borghetti é comemorado em Maringá

Em um jantar concorrido e marcado pela emoção, a ex-governadora do Paraná Cida Borghetti foi homenageada na noite desta sexta-feira, 1º de março, em Maringá. A iniciativa partiu de empresários e lideranças locais, para marcar a outorga do título de Cidadão Honorária do Paraná para Cida.

A ex-deputada estadual e federal havia recebido o título na terça-feira, 27 de fevereiro, durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). O encontro em Curitiba reuniu parlamentares estaduais, amigos, familiares, empresários, além de lideranças políticas do Paraná e de outras unidades da Federação.

Cida Borghetti foi a primeira mulher a governar o Estado do Paraná. A cerimônia, realizada por iniciativa do deputado Adriano José (PP), ocorreu em um Plenário lotado.

Na Cidade Canção, a homenageada arregimentou na noite desta sexta-feira a presença de deputados, vereadores, correligionários, prefeitos da região e, claro, sua família. Destaque para o deputado federal e secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços Ricardo Barros (marido); e a deputada estadual Maria Victória (filha).

Antes do jantar, foram exibidos vídeos contando a história da ex-governadora na vida pública e marcados pelos depoimentos de figuras emblemáticas de Maringá e do Paraná.

Mas, claro, o ponto alto foi o uso da palavra pela ex-governadora, que recordou a trajetória de sua família que saiu do Rio Grande do Sul, passou por Santa Catarina, onde nasceu, e fez a vida em Curitiba, no Paraná. Cida é empresária e jornalista, tendo iniciado a vida política como militante do PDS Jovem. Foi presidente voluntária do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) de Maringá. Também atuou como Chefe do Escritório de Representação do Paraná em Brasília, entre os anos de 1998 e 2000, durante o governo de Jaime Lerner.

IMG 3826
Cida ao lado do diploma com o título (Crédito: Cristiano Martinez)

Em 2000, Cida Borghetti concorreu à prefeitura de Maringá. Dois anos depois, elegeu-se deputada estadual, reelegendo-se em 2007 para o segundo mandato. Foi recordista de leis aprovadas e sancionada na Assembleia Legislativa, quando teve uma forte atuação em campanhas de combate ao câncer de mama e na saúde preventiva. Em 2011, foi a mulher mais votada na disputa pela Câmara Federal. Presidiu a Comissão que aprovou o Marco Legal da Primeira Infância, a legislação mais avançada no mundo na proteção às crianças de zero a seis anos.

Em 2014, Cida Borghetti foi candidata a vice-governadora na chapa de reeleição do então governador Beto Richa. Em abril de 2018, se tornou a primeira mulher a governar o Estado do Paraná. Liberou R$ 8,7 bilhões para investimentos nas mais diversas áreas atendendo todos os 399 municípios do Paraná. Em 2019, foi indicada para ser a embaixadora da Organização Mundial da Família na América do Sul e, em maio de 2021, Cida Borghetti foi nomeada Conselheira da Itaipu Binacional.

Com toda essa bagagem e história de vida no Paraná, ela foi homenageada com o título de Cidadã Honorária nesta semana. “Eu divido com vocês essa honraria. Porque, sem vocês, eu jamais teria feito essa trajetória que eu tenho a satisfação de dizer a vocês que foi de cabeça erguida. E posso dizer a vocês que, com muita lisura, com muita determinação, muita garra e muito trabalho, nós conquistamos números positivos para a população paranaense em todos os anos”, disse aos convidados presentes no jantar.

Entre as conquistas para Maringá e o Paraná, Cida citou o dinheiro em caixa deixado por seu governo para o início das obras do Hospital da Criança. “Foram inúmeras obras, iniciativas, que eu não fiz sozinha. Me cerquei, sim, de pessoas competentes, pessoas que estavam ali, diuturnamente, para nos auxiliar e ajudar”, destacando que foram profissionais comprometidos. “Porque a população quer resultados”.

IMG 3809
Secretário estadual de Indústria e Comércio Ricardo Barros (Crédito: Cristiano Martinez)

Política de resultados
Aliás, um dos motes do trabalho de Ricardo Barros é a política de resultados. “Eu estou na política para realizar. E você não realiza na oposição. Você realiza com a força do governo”, afirmou, durante o jantar. Com 35 anos de vida pública, Barros acredita que sua continuidade tem a ver com o retorno dado à sociedade.

Sobre o trabalho de Cida, pontuou que ela fez grandes realizações durante os nove meses à frente do Paraná, citando a ordem de duplicação para Cianorte, a intervenção do pedágio, contrato assinado para duplicação entre Iguaraçu e Maringá, trevo do Catuaí e trevo da Iguatemi licitados etc.

Já a deputada Maria Victória, enalteceu o trabalho na vida pública de Cida, que é de ajudar os que mais precisam e investir na educação. “Quanta diferença na vida das pessoas. Eu pude aprender e ter a responsabilidade de seguir o legado da família. Estou aqui para dizer do seu trabalho, sua dedicação e da diferença que fez no Estado do Paraná”, citando que a homenageada nasceu em Caçador (SC), mas tem Maringá como a cidade do coração.

Nesse sentido, Cida pontuou que o trabalho na vida pública exige dedicação em tempo integral. Por isso, ela e seu marido foram obrigados a se ausentaram da vida em família em diversos momentos. Hoje, Victória vive situação semelhante, tendo de sacrificar a vida privada em prol do trabalho parlamentar.

IMG 3788
Deputada estadual Maria Victória (Crédito: Cristiano Martinez)

Autor da proposição
Autor da proposição de Cidadã Honorária para Cida Borghetti, o deputado Adriano José contou que a ideia surgiu em função do Mês da Mulher, que é comemorado em março por causa do Dia Internacional da Mulher. Por isso, escolheu para a homenagem uma pessoa corajosa e audaciosa.

“Sempre defendeu toda a população. Mas principalmente pautas voltadas para as mulheres, para as crianças”, afirmou Adriano, referindo-se ao trabalho de Cida na vida pública, como deputada e governadora. Entre as ações dela na Câmara Federal, o parlamentar citou a aprovação do projeto de lei que estabeleceu o dia de combate ao câncer de mama.

“É uma mulher que serve de exemplo, serve de referência para toda a sociedade. E principalmente para as mulheres”.

IMG 3779
Deputado estadual Adriano José (Crédito: Cristiano Martinez)
IMG 3754
Público prestigiou a homenagem em jantar concorrido (Crédito: Cristiano Martinez)
IMG 3756
Cida e Ricardo Barros (Crédito: Cristiano Martinez)
IMG 3849
Crédito: Cristiano Martinez
IMG 3850
Crédito: Cristiano Martinez
IMG 3836
Crédito: Cristiano Martinez
IMG 3832