O Maringá Histórica narra vários fatos dos pioneiros da cidade, entre elas a vida pública de Silvio Barros, pai de Silvio Barros II e de Ricardo Barros. Um ponto polêmico do mandato do pai de Ricardo e Silvio Barros foi a construção de um banheiro em sua própria residência com dinheiro da prefeitura. Devido a esse motivo, ele foi investigado pelo SNI (Serviço Nacional de Informações).
Outro episódio interessante narrado é sobre Silvio Barros II, que saiu de Maringá no momento em que seu pai mais precisava. Silvio queria provar para o pai que podia caminhar com suas próprias pernas para orgulhá-lo, mas ele mesmo revela que não conseguiu mostrar isso ao pai em vida.
‘CPI para o banheiro da casa do prefeito’
Revivendo o ‘banheiro de ouro’
Os anos se passaram, e enquanto o patriarca da família Barros teve apenas uma polêmica envolvendo a construção do banheiro com dinheiro do contribuinte maringaense, seus filhos Ricardo Barros e Silvio Barros acumularam polêmicas e processos por onde passaram. Ricardo Barros, desde a prefeitura de Maringá, deputado federal e Ministro da Saúde, e Silvio Barros, que saiu da prefeitura de Maringá com 40 processos.
Sobre a polêmica do banheiro construído com dinheiro público, veja o que Silvio Barros II diz :