MARINGÁ

Semana cultural em Maringá tem quatro atrações gratuitas no ‘Convite às Artes’

A semana promete em Maringá. Pelo menos, na área cultural. É que o projeto integrado “Convite às Artes” oferece atrações em dança, música, teatro e literatura nos espaços públicos da cidade. Tudo com entrada gratuita (mas é recomendável checar a classificação indicativa antes de sair de casa).

Vale lembrar que o “Convite…” é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc).

A primeira apresentação está agendada para quarta-feira, 21 de fevereiro, às 20h. A Cia Experimental de Dança (CED) sobe ao palco do Teatro Reviver Magó (Praça Todos os Santos, na Zona 2) com o espetáculo “Trauma”. É uma nova versão com direção e coreografias de Andre Miranda; e elenco: Andre Miranda, Lua Lamberti de Abreu e Ludmila Castanheira.

No dia seguinte, quinta-feira, 22, às 20h, a pedida da vez é musical: “Minhas palavras”, com Leffs. Será no Teatro Barracão Paulo Mantovani (Praça Professora Nadir Cancian, na Zona 7).

IMG 3022
Teatro Barracão em Maringá (Crédito: Cristiano Martinez)

Já na sexta-feira, 23, a atração cênica “Ficções do Interlúdio”, de Lucas Fiorindo, às 20h. Será também no Barracão. O espetáculo é inspirado no livro homônimo de Fernando Pessoa, obra em que o poeta português apresenta seus principais autores fictícios, os heterônimos. O espetáculo transpõe a figura do poeta e o esquema geral dos seus heterônimos, projetando-os num episódio vivido por um ator que vive uma crise.

E, fechando a agenda, a volta do Slam Pé Vermelho, que é o tradicional campeonato de poesia falada da Cidade Canção sob comando do Coletivo Pé Vermelho. A primeira contenda da temporada de 2024 será em novo espaço: Coletiva Mostra Cultural (rua Padre Viêira, 443, Zona 7), no domingo, 25, às 16h. A “Praça da Prefs” passa por obras do Eixo Monumental, impedindo a reunião nesse espaço.

Para a estreia, o Slam terá premiações: 1º lugar – R$ 100; 1º, 2º e 3º lugares – um livro literário; e sorteio de surpresas para o público.

Com dizem lá: “Poesia é o Conselho: Slam Pé Vermelho”.