DESTAQUES DO DIA

Scabora assume Aceleração Econômica e Turismo falando em apoio aos MEIs, setor de TI e Turismo

Apoio aos microempreendedores indivuais, os MEIs, por meio de capacitação e outras ações de incentivo, e ao turismo, principalmente por meio de eventos e apoio aos trabalhadores e empresas do setor, são algumas das prioridades do novo secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora, também vice-prefeito de Maringá. A posse do novo secretário aconteceu na manhã desta terça-feira, 24, um dia após ele encerrar mais um período como prefeito interino durante férias do prefeito Ulisses Maia (PSD).

Como secretário, Scabora ocupa o cargo que até dezembro foi de Marcos Cordiolli e nos últimos dias teve à frente o secretário de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Francisco Favoto, acumulando as duas funções.

 

“O papel desta secretaria é fortalecer todos os setores econômicos de Maringá e atrair outros setores que também contribuam para a economia”, disse o novo secretário, destacando que o Turismo é um setor que, para Maringá, ainda é novo, mas que a cidade, por meio de eventos, vem conseguindo consolidá-lo. Ele cita entre os eventos que ajudam o turismo a Maringá Encantada, festa que a prefeitura promove em dezembro e primeira semana de janeiro, com atração de pessoas de toda a região e forte impacto nas vendas do comércio local.

Aceleração Econômica
Prefeito Ulisses Maia empossa o novo secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora Foto: Mileny Melo

 

Scabora falou da necessidade de capacitação dos MEIs para que esses pequenos empreendedores possam ter mais trabalho e, indiretamente, contribuir para a economia por meio da arrecadação do imposto da atividade.

 

“Em 2017 – ano que começou a gestão Ulisses Maia/Edson Scabora – tínhamos 16 mil MEIs registrados em Maringá, hoje eles são 41 mil. É a maior empresa de Maringá, são mais de 40 mil postos de trabalho”.
Segundo ele, esses negócios que “parecem pequeninhos”, juntos formam uma grande força de trabalho, que mais gera renda, mais faz o dinheiro circular na economia local.

 

Ao falar da necessidade de fortalecimento das empresas, Edson Scabora citou o setor de T.I. [Tecnologia da Informação], um dos que mais crescem na economia de Maringá. “Esse setor era o sétimo em arrecadação três anos atrás, hoje já é o terceiro”. Segundo ele, a prefeitura de Maringá tem programas para este setor, entre eles a criação do Parque Tecnológico.

 

“Estamos preparando Maringá para o futuro. Por isso escolhi o Scabora para a Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo. Ele é um parceiro e de confiança desde a campanha política em 2016. Ele conhece o funcionamento de toda a máquina pública”, disse o prefeito Ulisses Maia em seu discurso. Ele também destacou dados do desenvolvimento e crescimento de Maringá em sua gestão.

 

A posse de Edson Scabora como secretário, na mesma cerimônia em que Ulisses Maia reasumiu a prefeitura após um curso período de férias, foi prestigiada por representantes de vários setores, como o Convention Bureau, Associação Comercial, sebrae, Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sebrae, polícias Civil e Militar, Corpo de bombeiros, instituições de ensino superior, Sociedade Rural de Maringá (SRM), secretários municipais e os vereadores Alex Chaves (MDB) , Mário Verri (PT), Adriano Bacurau (Rede), Onivaldo Barris (União Brasil), Ana Lúcia (PDT), Manoel Sobrinho (PL), Luiz Alves (Republicanos) e Belino Bravin (PSD).