DESTAQUES DO DIA

Saúde realiza mutirões de combate a dengue em bairros com índices mais críticos em Maringá

A Secretaria de Saúde de Maringá começou a realizar uma série de mutirões na cidade, com foco nos bairros com maior índice de infestação do Aedes Aegypti. A ação, feita em duas etapas, inclui a orientação e instrução sobre o descarte correto de materiais que acumulam água e o recolhimento desses materiais. Neste mês, o mutirão já foi realizado na Vila Morangueira, região do Jardim dos Pássaros e Zona 6. Nesta quinta-feira, 27, e sábado, 29, as equipes percorrerão os jardins Los Angeles, Lucianópolis e Santa Izabel.

Em outubro, as equipes vão visitar cerca de 4,5 mil residências em 112 quarteirões de diversos bairros da cidade. “Nossas equipes avaliaram, por meio de critérios técnicos, quantos casos de dengue foram notificados e positivados nas regiões dos mutirões. Após realizarmos as instruções à população, teremos o apoio das equipes da Limpeza Urbana para a coleta de materiais. Essas ações servem para que consigamos garantir mais segurança e proteção à população”, explica o secretário de Saúde, Clóvis Melo.

Podem ser descartados materiais que acumulam água como pneus, latas, garrafas pets e de vidro, vasos e pratos de plantas, baldes, bacias e caixas d′água, copos e materiais recicláveis no geral. Os materiais devem ser colocados em sacos de reciclagem.

Em um dia, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) da Secretaria de Saúde passam nas casas dos bairros para orientar sobre o descarte correto dos materiais. No dia seguinte, a população deixa os materiais na calçada e os servidores da Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) realizam a coleta. “Os itens podem ser deixados pela população nas calçadas, que nós iremos recolher. Para o recolhimento de materiais inservíveis como sofás, colchões e móveis em geral, é necessário agendar por meio da Central Maringá Cidade Limpa, pelo WhatsApp. Nesse caso, é possível descartar dois itens por residência ao mês. Contamos com a contribuição das pessoas para que esses recolhimentos sejam efetivos”, enfatiza o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas.

Cidade Limpa
Os pedidos de coleta de inservíveis devem ser solicitados pela população pelo WhatsApp, no número (44) 99103-2432, inclusive com o envio de fotos dos materiais. Os materiais devem ser colocados na frente da casa do contribuinte no dia agendado. O serviço é solicitado de forma simples e os itens são recolhidos em frente da casa do contribuinte, o que proporciona mais facilidade para os moradores.

Confira o cronograma de mutirão desta semana:

27 de outubro: visitas dos Agentes de Combate às Endemias
29 de outubro: coleta de materiais que acumulam água pelos servidores da Selurb
Bairros contemplados: jardins Los Angeles, Lucianópolis e Santa Izabel