PARANÁ

Saúde confirma mais 38 casos de Monkeypox no Paraná; veja em quais municípios

Nesta quarta-feira (21) foram confirmados 38 novos casos de varíola dos macacos, a Monkeypox, sendo 26 em Curitiba, 01 em Araucária, 03 em Colombo, 02 em Pinhais, 01 em São José dos Pinhais, 01 em Palmeira, 01 em Ponta Grossa, 01 em Foz do Iguaçu, 01 em Cascavel e 01 em Santo Antônio da Platina.

Os dados são do boletim semanal da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR). O total até o momento foi para 215 casos no Estado.

Do total até agora, 11 são mulheres e 204 homens. A faixa etária mais atingida é a de 30 a 39 anos seguida pelos de 20 a 29. Ainda são 126 casos suspeitos.

A Monkeypox é uma doença zoonótica viral causada pelo vírus Monkeypox do gênero Orthopoxvirus e
família Poxviridae, cuja transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou
humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus.

Geralmente é uma doença autolimitada, com os sintomas que duram de 2 a 4 semanas. Período de incubação: geralmente de 6 a 16 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias.

A transmissão ocorre entre humanos, principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A transmissão por gotículas respiratórias geralmente requer contato pessoal prolongado.