O Projeto Entrelaça, idealizado por Marcio Castilho, articulador e facilitador do projeto-piloto em Paiçandu, expande seus horizontes para outras duas cidades brasileiras, Viamão (RS) e Teresina (PI).
Iniciado em 2021, o projeto tem como propósito central trabalhar a educação para a humanização, seguindo os pilares do Papa Francisco e o Pacto Global pela Educação como guias para suas ações, visando manter laços para proteger, educar e transformar.
Sob a mantenedora Província Marista Brasil Centro-Sul e em parceria com a Fundação de Educação de Paiçandu, o Projeto Entrelaça se destaca por sua abordagem em três eixos fundamentais: gestão baseada em dados, ciclos de formação e atuação comunitária.
Com quatro formações essenciais já realizadas envolvendo os 550 professores da rede municipal, o projeto visa promover a autonomia e empoderamento de crianças, adolescentes e jovens, desenvolvendo relações humanas pautadas na empatia, diálogo, cultura do cuidado e fraternidade para prevenir violências e superar concepções punitivas na educação.
Atendendo aproximadamente 600 crianças de 7 a 16 anos, cerca de 300 famílias e 550 professores, o Projeto Entrelaça busca fortalecer os relacionamentos, desenvolver habilidades socioemocionais, confiança e valores em todos os âmbitos educacionais.
Marcio Castilho destaca a importância da tríade família, escola e educador na sociedade contemporânea, ressaltando a necessidade de caminhar juntos para proporcionar uma formação humana livre de racismo e violência em todos os espaços educacionais.