Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Diante de um cenário onde o estímulo à inovação pode ajudar a impulsionar uma localidade, será realizada em Mandaguari, no noroeste do Paraná, a primeira edição do Inova Mandaguari.
A atividade ocorrerá na próxima terça-feira (13), às 19h30, no Centro de Convenções Dr. Décio Bacelar. As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, por meio deste link.
Voltado para empresários, profissionais, estudantes e outros interessados no tema da inovação, o evento oferecerá conteúdo sobre conceitos e práticas inovadoras que impulsionam a sustentabilidade empresarial. A realização é do movimento Inova Mandaguari, que conta com membros tais como a prefeitura, o Sebrae/PR, a sociedade empresarial e a academia.
“Os participantes aprenderão sobre como a inovação pode abrir portas para oportunidades e elevar a outro patamar jornadas empreendedoras e profissionais”, diz o consultor do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva.
A programação contará com o painel “Inovação e competitividade setorial”, com mediação do consultor do Sebrae/PR, Nickolas Kretzmann. Participarão do bate-papo o empresário Alexandre Romagnole, representando o setor industrial, o gerente técnico da cooperativa Cocari, Antonio Pavan Júnior, e o gerente de Tecnologia e Informação da Cocari, Radael Bordallo, representando o agronegócio.
Entre outras atividades, também está programada a palestra “Empreendedorismo”, com Allan Costa. Ele é palestrante internacional, investidor anjo e mentor de startups. Além disso, é vice-presidente de operações e sócio da ISH Tecnologia, cofundador da plataforma AAA Inovação e cofundador da Curitiba Angels.
Inovação
Mandaguari intensificou o estímulo à inovação a partir do ano passado com mapeamento do seu ecossistema de inovação. Agora, o Inova Mandaguari tem por propósito promover a inovação, conectando a comunidade com o tema e marcando Mandaguari como uma cidade voltada à inovação.
“A partir do mapeamento, começamos a trabalhar para o amadurecimento desse ecossistema de inovação. Com a Lei de Inovação, a constituição do CMCTI [Conselho Municipal de Ciência Inovação e Tecnologia], em andamento e, agora, com o Inova Mandaguari, queremos posicionar o município como uma cidade inovadora”, destaca o consultor do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva.
À frente de uma empresa instalada em Mandaguari, que produz e comercializa produtos elétricos no Brasil e no exterior, com mais de 60 anos de história e que leva seu sobrenome, Alexandre Romagnole acredita que a busca constante por melhoria passa pela inovação. Ele diz que a Romagnole tem, por princípio, o empreendedorismo e a inovação.
“Não há uma cartilha, mas é preciso estar com olhos e mentes realmente abertos para buscar a solução para os desafios empresariais através de novas abordagens. Apoio o movimento na cidade, pois sei que podemos ter resultados superiores em vários segmentos. Podemos contribuir com a nossa história, com exemplos, buscando motivar outros a trilharem caminhos similares”, comenta o empresário.