A gestão municipal investe em diversas soluções sustentáveis e inovadoras para proporcionar mais agilidade aos serviços públicos. Uma das iniciativas é o Retentor de Impurezas de Águas Pluviais (Riap), equipamento coletor instalado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) para agilizar a limpeza de bocas de lobo. Atualmente, são 12 retentores instalados e o município produz mais 100 estruturas para instalação em diversos pontos da cidade.
O Riap, idealizado em formato diagonal, é anexado às galerias pluviais para recolhimento de impurezas. Dessa forma, o equipamento proporciona mais agilidade às limpezas e menos entupimentos nas galerias. Dos 12 retentores instalados na cidade atualmente, nove estão na região do Parque do Ingá e três na Avenida das Indústrias.
Para ampliar o número de equipamentos em Maringá, a Secretaria de Infraestrutura produz mais 100 estruturas, que devem ser finalizadas ainda neste mês. Os novos retentores serão instalados em 36 locais espalhados pela cidade.
A secretária de Infraestrutura, Maria Lígia Guedes, destaca que a solução reforça o compromisso da gestão municipal em promover práticas sustentáveis. “O equipamento atende características específicas do município e, além de evitar alagamentos, também impede que resíduos descartados incorretamente possam chegar até os rios”, afirma.
Além da fabricação própria, o município também pretende publicar licitação para contratação de empresas que produzirão retentores em grande escala para instalação em diversas regiões da cidade.
Limpeza – Uma das ações rotineiras da Seinfra é a limpeza das bocas de lobo. Apenas no primeiro semestre deste ano, as equipes realizaram a limpeza de 900 bocas de lobo em diversas regiões da cidade. Além disso, foram limpos 305 metros lineares de galerias bloqueadas por concreto na Avenida João Pereira. No total, quase 200 toneladas de materiais foram retiradas das bocas de lobo.
Adicionar Comentário