DESTAQUES DO DIA

Prefeitura diz que vai investigar caso de racismo nos Jogos Escolares de Paranavaí

A prefeitura de Paranavaí informou nesta segunda-feira, 24, que está criando uma equipe multidisciplinar para apurar o suposto caso de racismo e aporofobia durante os Jogos Escolares de Paranavaí, neste final de semana. Torcedores dos times de duas escolas particulares teriam agredido verbalmente estudantes, em sua maioria negros e pobres, do Colégio Estadual Flauzina Dias.

Como organizador do evento, o município informou que serão convocados a prestar depoimento sobre o caso os árbitros que fizeram parte dos jogos, treinadores dos times envolvidos, representantes das escolas que estiveram presentes no dia dos jogos, os atletas supostamente ofendidos, o coordenador-geral dos jogos, pessoas que compartilharam publicamente informações sobre o suposto fato ocorrido, além da APP Sindicato, Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial e a Guarda Municipal.

 

Veja

 

Segundo a prefeitura, não foi encontrado Boletim de Ocorrência e nenhuma outra forma de denúncia formal sobre racismo nos Jogos Escolares. Se na avaliação do município for constatado que houve qualquer crime, os relatórios serão encaminhados à Polícia Civil e Ministério Público, além do Comitê de Ética dos Jogos, que é o responsável pelas sanções desportivas.