DESTAQUES DO DIA MARINGÁ

Prefeitura de Maringá lança nova licitação para tentar recuperar nível do lago do Parque do Ingá

Prefeitura de Maringá lança nova licitação para tentar recuperar nível do lago do Parque do Ingá

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Para tentar restabelecer o nível da água do lago do Parque do Ingá, a Prefeitura de Maringá publicou a licitação para execução das obras de ligação dos canais de drenagem. A obra é uma das medidas indicadas em estudo contratado pelo município e realizado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec), vinculada à Universidade Estadual de Maringá (UEM), que apontou soluções técnicas e científicas para o restabelecimento do nível do lago.

Os canais de contenção de águas no Parque do Ingá, que impedem que água da chuva seja desviada para o lago, foram implantados na década de 2010. A prática resultou, ao longo do tempo, no secamento do lago e em vários processos erosivos ao longo do canal.

A licitação para execução das obras de ligação dos canais de drenagem tem valor máximo de R$ 1,9 milhão. A sessão para abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas ocorrerá em 25 de setembro.

As obras preveem a implantação de dois pontos de desvios parciais nos canais de drenagem internos ao Parque para que água da chuva seja direcionada para o lago. Os desvios terão sistemas de gradeamento para evitar que resíduos sólidos sejam levados pela chuva. Além disso, a solução prevê que a água pluvial será conduzida para o lago após alguns minutos de chuva, ou seja, apenas a água limpa será direcionada para o lago.

Revitalização das áreas verdes – No Parque do Ingá e no Bosque II, o município realizou a troca de todo o alambrado do entorno por gradil, material ainda mais resistente e adequado. Foi a primeira vez em mais de 30 anos que a estrutura foi trocada completamente.

O município também realizou a reforma dos prédios localizados na parte interna do Parque do Ingá, com a pintura, substituição dos telhados, troca de gesso, reforma no sistema elétrico e outras melhorias. O antigo Centro de Apoio ao Turista, por exemplo, foi totalmente revitalizado e passou a se chamar Centro de Eventos e de Educação Ambiental. O local recebe diversos eventos e atividades de educação ambiental.

Na região norte, o Parque das Palmeiras também recebe diversas melhorias. O município realizou a troca de toda a iluminação do entorno do parque, com a instalação de lâmpadas de LED, e iniciou a substituição de todo o alambrado por gradil. Além disso, uma nova pista de caminhada será construída no entorno do parque.

A licitação para as obras no Parque do Ingá ocorre após a crítica do candidato Silvio Barros, que mencionou a revitalização do lago durante seu programa eleitoral. A atual gestão busca, portanto, tentar solucionar o problema do nível do lago com essas novas iniciativas.

Confira o vídeo de Silvio Barros

Vídeo: Divulgação/Silvio Barros