PARANÁ

Prefeitos recebem dois secretários estaduais e arcebispo em reunião na Amusep

Os secretários de Estado do Planejamento, Guto Silva, e da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, os deputados estaduais Alexandre Curi, Soldado Adriano e Do Carmo e o arcebispo metropolitano de Maringá, dom Frei Severino Clasen, participaram da reunião mensal de prefeitos da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), na manhã desta sexta-feira, 24, na sede da entidade, em Maringá.

 

Para o presidente da Amusep, Rogério Aparecido Bernardo, que é também prefeito de Ângulo, a reunião foi bem produtiva e demonstra o importante papel desempenhado pela associação no cenário do Movimento Municipalista Brasileiro. O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), concorda. “Foi um encontro de trabalho muito importante, com vários temas oportunos”.

 

Fome

 

Dom Severino passou uma mensagem de reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano “Fraternidade e Fome” e sobre as responsabilidades dos gestores públicos no combate à fome e à miséria. O arcebispo aproveitou, também, para abordar outros assuntos como a questão da segurança nas ferrovias; o estado das rodovias; e o novo modelo de pedágio que está prestes a ser adotado no Paraná.

 

Estado

 

Guto Silva falou sobre os projetos que vai desenvolver na Pasta do Planejamento. Um deles vai auxiliar as prefeituras das cidades menores na elaboração de projetos e na orientação para conquistar os recursos disponíveis no Estado, na União e até no exterior.

 

Santin contou a trajetória dele como político e prefeito da cidade natal dele, União da Vitória. Também citou os planos que têm para a Secretaria. Afirmou ser uma pessoa que gosta de desafios e de estar juntos aos prefeitos.

 

Procon Regional

 

O coordenador do Procon de Maringá, Flávio Mantovani, também, participou do encontro. A pedido do prefeito Ulisses Maia, ele apresentou a proposta de estender a área de atuação do Procon para todos os municípios da região da Amusep. Os prefeitos interessados vão encaminhar um ofício para a Associação, que vai dar sequência para viabilizar o projeto.

 

Legislativo

 

Os três deputados estaduais se colocaram à disposição dos prefeitos para encaminhar e acompanhar as reivindicações da região. O coordenador Regional da Casa Civil, em Maringá, Doutor Batista, também, comentou que segue parceiro e interlocutor dos gestores junto ao Governo Ratinho Júnior.

 

Saúde

 

A presidente da Associação dos Amigos do Hospital da Criança, Josyane Mansano, pediu a participação da Amusep na construção da Casa de Apoio para atender as famílias dos pacientes da região.

 

Os representantes do Conselho Regional de Secretários Municipais da Saúde (Cresems) e a diretora da 15ª Regional de Saúde, com sede em Maringá, Daiane Camacho, solicitaram aos prefeitos que orientem os gestores da área a participarem das reuniões do órgão, pois, nos encontros, são tomadas decisões e repassadas informações que refletem, diretamente, no dia a dia do exercício da função deles.