BRASIL E MUNDO DESTAQUES DO DIA

Por que Judas é ‘malhado’ no Sábado de Aleluia? Entenda significado da data

O Sábado Santo, também conhecido como Sábado de Aleluia, é o terceiro dia do chamado Tríduo Pascal. Ele ocorre entre a Sexta-Feira Santa, que relembra a crucificação de Jesus, e o Domingo de Páscoa, que celebra sua ressurreição. É uma data importante para os cristãos, especialmente para os católicos, marcada por silêncio e recolhimento.

O que ocorre no Sábado Santo?
Durante o dia, não há celebrações e as igrejas permanecem sem decoração ou atividades litúrgicas. Segundo o Vaticano, é um momento de luto e meditação, representando o tempo em que Jesus teria permanecido morto, segundo os relatos bíblicos. Para muitos fiéis, é também um período de espera e esperança, simbolizado pela figura de Maria, mãe de Jesus, que aguarda silenciosamente a ressurreição do filho.

Ao cair da noite, tem início a Vigília Pascal, a principal celebração do calendário cristão. Essa cerimônia marca a passagem da morte para a vida e celebra simbolicamente a ressurreição. A liturgia começa com a bênção do fogo e do círio pascal (vela que representa o Cristo ressuscitado), seguida por leituras bíblicas, cânticos e, em muitos casos, batismos de adultos.