PARANÁ

Polícia Militar orienta sobre a segurança de residências durante as férias

A época de Natal e Ano Novo mexe com muita gente. Ao longo do ano, as pessoas se planejam para fazer uma viagem e querem fazer sem maiores problemas. Porém, antes de pegar a estrada, é importante tomar algumas medidas preventivas, como explica o tenente Ulisses de Deus, oficial de Comunicação do 4º Batalhão de Polícia Militar.

“Se o nosso objetivo é manter o ladrão do lado de fora, nosso esforço maior deve estar concentrado na rua e no quintal. Câmeras internas de nada adiantam, se o ladrão já entrou. Se ele entrou, ele vai roubar. Pensando, ainda, em segurança externa, grades na fachada são uma opção mais segura. É importante que quem passe na rua veja o que está acontecendo no quintal. Isso inibe a ação dos invasores, que não poderão se esconder atrás do muro ou ficar à vontade para arrombar portas e janelas”, indica o oficial.

“A fachada deve permitir uma fácil visualização de toda a área frontal da casa pelo maior número de pessoas possível, favorecendo uma vigilância natural. Se a casa possui um muro na fachada, opte por uma altura entre 2 e 3 metros e use algum tipo de contenção no muro”, complementa o tenente Ulisses de Deus.

Outras dicas que auxiliam a segurança da residência é avisar os vizinhos mais próximos, ao síndico do prédio e a seus amigos de confiança de que estará fora por um determinado tempo.

Dependendo do nível de confiança, você pode, inclusive, deixar uma chave reserva para que eles deem uma olhada, vendo se está tudo em ordem durante sua ausência.

Além disso, antes de sair de casa, tranque portas e janelas, desligue a campainha e o interfone, feche a água e o gás, evite divulgar fotos, desligue os eletrônicos das tomadas, tire o toque do telefone e esconda itens de valor.