O Ministério da Educação lançou, nesta quinta-feira (11), uma plataforma que vai permitir a avaliação e o acompanhamento das aprendizagens dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.
A ferramenta é voltada a secretários estaduais e municipais de educação, bem como diretores de escolas e professores.
A plataforma permite que alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental sejam avaliados em língua portuguesa, leitura e escrita, em matemática e ciências da natureza.
Isso considerando as competências traçadas na Base Nacional Comum Curricular, e cobradas pelo Saeb, o Sistema de Avaliação da Educação Básica.
A novidade que essa aplicação vai trazer é o fornecimento de dados e indicadores sobre o desempenho dos estudantes de modo que seja mostrado o que precisa ser ajustado no processo de ensino-aprendizagem.
Esse relatório vai permitir ainda que os currículos dos anos finais possam ser reorganizados para um processo mais efetivo e eficaz de educação.
Foi o que explicou o presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, Aléssio Costa.
A plataforma pode ser acessada no site avaliacaoaprendizagensanosfinais.mec.gov.br
E para gestores e professores terem acesso aos testes, é preciso fazer o cadastro de suas equipes profissionais e turmas de estudantes.
A primeira rodada de avaliação já é este mês. No dia 22 de julho, a plataforma vai disponibilizar os cadernos de testes pra gestores e professores, segundo o MEC.
O período de aplicação para os alunos e de lançamento das respostas pelos professores na plataforma vai do dia 24 de julho até 23 de agosto.
E a publicação dos resultados é a partir de 25 de julho, conforme a finalização dos testes em cada escola.