BRASIL E MUNDO NOTICIAS GERAIS ULTIMA HORA

Paraná terá chuva seguida de onda de frio; previsão para Maringá

imagem-do-close-up-de-uma-janela-em-um-dia-chuvoso-gotas-de-chuva-rolando-pela-janela

imagem-do-close-up-de-uma-janela-em-um-dia-chuvoso-gotas-de-chuva-rolando-pela-janela
Foto: Ilustrativa

A onda de frio que avança pelo Sul do Brasil vai favorecer a ocorrência de chuvas no Paraná, além da queda de temperatura. É o que aponta o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

De acordo com os metereologistas, a tendência é que, a partir deste sábado, 6, as precipitações ocorram principalmente nos setores próximos de Santa Catarina — oeste, sudoeste e centro-sul –, de forma moderada. O litoral e a Região Metropolitana de Curitiba também terão chuva leve.

A partir de domingo, 7, a instabilidade atmosférica do Estado aumenta e é esperado que as chuvas alcançem o centro e o leste paranaense, assim como uma diminuição da amplitude térmica. O norte e no noroeste terão aumento da nebulosidade, mas ainda com sol e sem chuvas.

De segunda-feira à quarta-feira a frente fria se estabelece de vez, causando chuvas em todas as regiões e baixas temperaturas durante todo o dia. O valor máximo, na mior parte do estado, será de 20°C. A terça-feira deve aguardar precipitações mais expressivas, inclusive no norte e no noroeste.

Conforme o Simepar, no fim da semana as chuvas continuam, mas de forma mais fraca, assim como as temperaturas mais amenas.

De acordo com o Climatempo, a previsão é que a onda de frio ganhe um reforço a partir da próxima sexta-feira, 12, com a chegada de uma frente de ar de origem polar. Alguns modelos apontam a possibilidade de neve e chuva congelada nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Chuva em Maringá retorna após quase um mês

A Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) registrou a última chuva em Maringá no final do mês de maio. Entre os dias 25 e 28 de maio choveu 28 milímetros. Os dados batem com o registro do Simepar.

Mas voltará a chover na cidade a partir de segunda-feira, 8. O volume de precipitação previsto é de 16 milímetros. Na terça-feira também deve chover, com previsão para 18 milímetros. Com uma trégua na quarta-feira, a chuva continua nos dias seguintes.

As temperaturas, assim como em todo o Paraná, também sofrerão quedas durante a próxima semana, com poucas elevações durante a tarde — confira abaixo a previsão do Simepar para os próximos dias em Maringá:

image-35image-35

Na semana seguinte, a previsão é de volta das elevações de temperatura e do tempo firme em Maringá.