DESTAQUES DO DIA

Onda de frio intensa se aproxima do Paraná neste final de semana; veja a previsão

Onda de frio intensa se aproxima do Paraná neste final de semana; veja a previsão

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Demorou, mas aquele frio com temperaturas próximas ao 0ºC e possibilidade de geada, enfim, está chegando ao Paraná. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os próximos dias serão marcados por um frio intenso.

A partir deste sábado (29) até a terça-feira (2), a temperatura média no Estado ficará abaixo de 10°C, com algumas regiões, especialmente no sul, como Palmas e General Carneiro, podendo registrar mínimas de até -2°C no domingo (30).

Regiões conhecidas por seu clima mais ameno também sentirão o impacto desta primeira grande onda de frio do inverno. Cidades como Londrina, Maringá, e localidades litorâneas como Morretes e Matinhos terão mínimas em torno de 7°C. Em Curitiba, a temperatura mínima será de 1°C no domingo, com sensação térmica ainda mais baixa devido aos ventos.

Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, explica que essa brusca queda de temperatura se deve à chegada de uma massa de ar frio de origem polar, vinda do extremo sul do continente.

“É uma massa de ar de origem polar, que vem do extremo sul do continente. A frente fria virá acompanhada de chuva, vento e raios e, na sequência, no fim de semana, a incursão desse ar extremamente gelado vai provocar uma diminuição das temperaturas em todas as regiões paranaenses”.

Além do frio intenso, geadas também estão previstas. No sul e sudoeste do Estado, onde as temperaturas serão mais baixas, as geadas podem ser fortes durante o fim de semana. Na Região Metropolitana de Curitiba, a intensidade será mais branda, afetando principalmente municípios como Colombo e Araucária.

Mesmo durante a tarde, as temperaturas permanecerão baixas. Em cidades como Curitiba e União da Vitória, não passarão dos 12°C, e em Guarapuava, a máxima será de 14ºC, segundo Kneib.

ALERTA GEADA 

O Simepar disponibiliza também, até o final do inverno, previsões de geadas para todas as regiões por categorias de intensidade (fraca, moderada ou forte) com antecedência de até 72 horas.

Avisos são lançados no serviço Alerta Geada, mantido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e disponível nos seguintes canais: aplicativo IDR Clima, site do IDR-Paraná e pelo telefone (43) 3391-4500.

O IDR-Paraná recomenda que, em caso de geadas, sejam tomadas medidas preventivas para proteger lavouras e viveiros. Cafeeiros jovens devem ser protegidos com palhada ou terra, e hortaliças necessitam de aquecimento ou cobertura. Mudas recém-plantadas de frutíferas e espécies florestais tropicais também precisam de proteção, assim como granjas de aves e suínos em caso de forte resfriamento.