DESTAQUES DO DIA

Oficina gratuita de Teatro e Expressão está com inscrições abertas, em Maringá

A oficina gratuita de Teatro e Expressão está com inscrições abertas para jovens de 14 a 18 anos em Maringá. A ação é uma iniciativa do Sesi Cultura Paraná e visa desenvolver habilidades interpessoais e técnicas artísticas, estimulando a troca de experiências e incentivando a convivência coletiva, autoconhecimento, criatividade e pensamento crítico.

A proposta também ameniza os efeitos do distanciamento social decorrentes da pandemia, que trouxeram dificuldades de socialização, além do aumento de taxas de ansiedade e depressão nesta faixa etária. Somado a esse contexto está o excesso do uso de telas, que dificulta a convivência e interação social.

A partir dos estudos de arte dramática, torna-se possível melhorar a saúde mental dos adolescentes participantes das atividades. Entre os benefícios da prática artística estão a expansão do autoconhecimento, da criatividade e do pensamento crítico, proporcionando mais segurança, protagonismo resiliência e empatia aos jovens. Ao proporcionar tudo isso, as Oficinas também contribuem para o desenvolvimento sustentável e o cumprimento das metas globais, usando a cultura como meio.

O processo seletivo começa com o preenchimento de um formulário via Google Forms até o dia 5 de abril (quarta-feira). Os jovens selecionados serão informados de sua admissão na turma via e-mail ou telefone do responsável constante no formulário.

Formato
A oficina Teatro e Expressão prevê aulas semanais com duração de 2 horas por encontro em todas as quintas-feiras à tarde. A carga horária do curso é de 75 horas aula. O ministrante é o professor Leonardo Fabiano, graduado em Licenciatura Plena em Teatro pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduado em Atendimento Educacional Especializado pela Unifamma.

Desde sua formação, Leonardo tem atuado como professor das artes da cena em Maringá e outras cidades dos arredores, ministrando aulas regulares de teatro, dança e circo e ainda oficinas em instituições de ensino privadas e de atendimento social.

Embasamento

As aulas se embasam em autores como a diretora e pesquisadora norte-americana Viola Spolin e o teatrólogo brasileiro Augusto Boal, desenvolvendo conceitos como a improvisação, a concentração, o foco e a criatividade.

A expressão corporal é embasada nos estudos do coreógrafo, dançarino e teatrólogo Rudolf Laban, que visa a busca da individualidade do movimento e sua expressividade enquanto potência criativa.

Em novembro de 2023, quando as aulas forem encerradas, será realizada uma apresentação de conclusão de curso, trazendo a experiência de apresentação de teatro para os participantes.

Serviço
Sesi Cultura Paraná oferece: Oficinas gratuitas de Teatro e Expressão para jovens de 14 a 18 anos em Maringá.
Aulas semanais, de abril a novembro.
Inscrições até 5 de abril de 2023 via Google Forms: https://forms.office.com/r/5JqwYgyDEr
Vagas limitadas