Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Paraná foi classificado como o terceiro estado mais inovador do Brasil, segundo o Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID), divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O estado obteve uma nota de 0,406, ficando atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina. O índice, que varia de 0 a 1, considera 74 indicadores em sete pilares: instituições, capital humano, infraestrutura, economia, negócios, conhecimento e tecnologia, e economia criativa.
O Paraná se destacou especialmente na economia criativa, onde ocupou a 3ª posição, e em capital humano e negócios, com 4ª colocação em ambos os casos. O desempenho em conhecimento e tecnologia também foi notável, com o estado alcançando a 5ª posição.
O resultado reflete os investimentos contínuos do governo estadual em ciência, tecnologia e inovação, com um aporte recorde de R$ 708,9 milhões em 2024. Este investimento inclui financiamento a hubs de inovação, bolsas de estudo, e expansão de universidades públicas.
O secretário estadual da Inovação, Alex Canziani, destacou que o volume recorde de investimentos e parcerias com a iniciativa privada são cruciais para o crescimento futuro dos indicadores de inovação do Paraná.
Além disso, o Paraná foi reconhecido internacionalmente, com Curitiba e Assaí listadas entre as sete comunidades mais inteligentes do mundo pelo Fórum de Comunidades Inteligentes do Canadá (IFC).