Um ciclone extratropical dará origem a uma intensa frente fria que trará muita chuva e temperaturas baixas em muitas regiões do Sul do Brasil. De acordo com informações da MetSul Meteorologia e do Simepar, a frente precederá uma massa e ar polar de grande intensidade que vai derrubar a temperatura com muito frio no sul, no centro-oeste, no sudeste e em parte do norte do país na segunda metade da semana
No Paraná, as condições do tempo vão mudar a partir desta segunda-feira, 15, em função dessa frente fria instalada sobre o sul do Brasil, conforme explica a meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) Lídia Mota. Segundo ela, há previsão de chuva para a noite desta segunda e também para a madrugada de terça-feira, 16, entre oeste e sudoeste e sul do Estado. “A tendência é que no decorrer da terça-feira a chuvas possam se propagar também para as demais regiões paranaenses em função do avanço da frente fria”, comenta.
Entre quarta, 17, e quinta-feira, 18, uma nova frente fria se forma sobre o sul do Brasil e novamente atingirá o Paraná. A meteorologista alerta para a possibilidade de formação de temporais por conta do avanço dessas duas frentes frias em um intervalo de curto de tempo.
Ciclone extratropical traz intensa frente fria
Na quinta, à medida que uma potente massa de ar frio avança pelo interior do continente, o centro de baixa pressão se desloca para o mar e se aprofunda como um ciclone extratropical que dá origem a uma intensa frente fria que vai trazer chuva no começo do dia em muitas áreas do Sul do Brasil e depois se deslocará para o sudeste e o centro-oeste.
A previsão para sexta, 19, e sábado, 20, será de frio intenso com expectativa de geada sobre todo o Paraná. No domingo, as temperaturas devem começar a subir durante o amanhecer.
Previsão para Maringá
De acordo com o Simepar, o tempo em Maringá muda a partir desta terça-feira, com a formação de áreas de instabilidade na região. A cidade pode ter pancadas de chuva a partir do começo da tarde. O acumulado previsto é de aproximadamente 10 milímetros. As temperaturas ficam mais amenas, mas não deve haver frio intenso. A mínima será de 18°C e a máxima de 25°C.
Na quarta-feira, o volume de chuva é maior: cerca de 32 milímetros, conforme o instituto meteorológico. As temperaturas continuarão amenas, variando entre 18°C e 22°C. Na quinta-feira ainda deve chover bastante e as temperaturas tendem a cair ainda mais. Segundo o Simepar, são quase 50 milímetros de chuva previstos. A mínima será de 13°C e a máxima não deve passar dos 19°C.
Na sexta-feira, a chuva diminui e o frio intenso se instala na cidade. Neste dia, a mínima deve ser de apenas 7°C. A máxima prevista é de 14°C.
Com informações do TNOnline, parceiro do GMC Online.
Adicionar Comentário