BRASIL E MUNDO

Nelson Barbosa receberá título de cidadão Honorário do Paraná

Sessão Ordinária Itinerante APAE - 29-08-2013 Câmara Municipal de Maringá-PR

O pioneiro de Maringá Nelson Barbosa vai receber o título de cidadão Honorário do Paraná nesta terça-feira, 6, durante sessão da Assembleia Legislativa do Paraná em Curitiba. Barbosa atuou em favor da APAE de Maringá durante 40 anos e por seis anos como presidente da instituição.

A outorga do título vai acontecer às 14h30. A iniciativa é do deputado estadual Dr. Batista (União).

Natural de Colatina (ES) Nelson Barbosa deixou o Espírito Santo, em 1944 com os pais pioneiros de Maringá Antonio Barbosa do Amaral e Heronita Vieira Barbosa para cultivar café, no distrito de Aquidaban, em Marialva (PR). Porém, com a geada mudaram-se novamente de cidade. Em 1951, eles chegaram a Maringá onde Antonio recomeçou a vida como serralheiro e os filhos eram engraxates.

Na Cidade Canção, Nelson trabalhou em várias locais como Ford Pislmel, Riachuelo, Casas Pernambucanas e Companhia de Cigarros Souza Cruz. Em 1984 entrou no ramo imobiliário, tendo fundado a Paiaguás e a Ingaville.

Barbosa também foi ex-diretor de clubes sociais e do Grêmio, exercendo vários cargos em entidades representativas. Em 2013, por iniciativa do então vereador Ulisses Maia, recebeu o título de cidadão benemérito de Maringá.

Na comunidade, atuou como diretor dos clubes Olímpico, Grêmio de Maringá e Country. Nelson também foi delegado do Secovi/Maringá, conselheiro da ACIM, membro do Conseg (Conselho Municipal de Segurança) e sócio fundador da Central de Negócios Imobiliários.

Rotariano desde 1982, o pioneiro foi presidente do Rotary Aeroporto, governador assistente e presidente da Fundação dos Rotarianos de Maringá.