DESTAQUES DO DIA

Na terça-feira de Momo, Flamengo começa decidir a Recopa Sul-Americana no Equador

Nesta terça-feira (21) de Carnaval o Flamengo entra em campo para o primeiro duelo que vai definir o dono do troféu da Recopa Sul-Americana. A competição opõe o vencedor da Copa Libertadores da América e o campeão da Copa Sul-Americana de 2022. O jogo de ida está agendado para o Estádio Banco Guayaquil, casa do Rival Independiente del Valle, às 21h15. A partida de volta será no Maracanã, no dia 28 deste fevereiro. O Flamengo garantiu sua passagem para esta nova final na Recopa 2023 ao vencer o Atlético-PR e por 1 a 0 pela Libertadores na temporada passada. O time busca o bicampeonato, já que conquistou a taça em 2020. O Independiente del Valle venceu a equipe do São Paulo por 2 a 0 na final da Sul-Americana de 2022.

Enquanto o time equatoriano vai ao gramado apenas pela segunda vez no ano, o Rubro-Negro já falhou na Supercopa do Brasil e no Mundial de Clubes.

Das finais continentais do ano passado para a partida desta terça, Flamengo e Del Valle sofreram poucas alterações. Enquanto o Mais Querido perdeu Rodinei e João Gomes, e se reforçou com Gerson, que está fora da partida por lesão, o Independiente não conta mais com duas peças do setor defensivo.

Do time titular, o campeão da Sul-Americana negociou o lateral-esquerdo Chávez com o Bahia, e o zagueiro Segovia com o Botafogo. Especulado em diversos clubes brasileiros, entre eles o próprio Flamengo, o meia Lorenzo Faravelli, craque do time, permaneceu e estará em campo na decisão.

Portanto, os dois times fazem os primeiros 90 minutos da decisão nesta terça e decidem o título no próximo dia 28, às 21h30, no Maracanã. Para o confronto em casa, todos os ingressos para a torcida do Flamengo foram vendidos antecipadamente.

Já sem Léo Pereira e Filipe Luís, que estão fora desde o Mundial de Clubes por conta de lesões, o Flamengo ganhou mais três desfalques de última hora. No domingo (19), o Mengão anunciou em suas redes sociais que Gerson, Marinho e Hugo Souza não viajaram com o elenco para o Equador.

O volante sentiu dores no tornozelo e não foi relacionado, assim como o atacante, que saiu de campo contra o Resende no último sábado com dores na posterior da coxa esquerda. Já o goleiro não fica a disposição por conta de uma tendinite patelar.

Sem Gerson entre os titulares, Vitor Pereira deve optar pela entrada de Arturo Vidal no time titular. Assim, a provável escalação do Flamengo deve ser: Santos, Varela, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Vidal, Everton Ribeiro, Arrascaeta; Gabigol e Pedro.