BRASIL E MUNDO

Morre Jeff Beck, um dos maiores guitarristas de todos os tempos

Morreu nesta terça-feira, 10, o guitarrista britânico Jeff Beck, considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos, que inspirou alguns dos maiores instrumentistas de várias gerações. Ele tinha 78 anos e morreu em conseqüência de problemas decorrentes de infecção de meningite.

Jeff Beck sempre é citado pelo trabalho que realizou na histórica banda The Yardbirds, uma das mais importantes bandas de blues-rock da Inglaterra nos anos 60, em que tocaram também outros gênios da guitarra, como Eric Clapton e Jimmy Page, e que serviu de base para a criação do Led Zeppelin, mas isto foi apenas o começo, pois seus trabalho como músico solo e também sua banda, o The Jeff Beck Group, que ele realizou alguns de seus mais importantes álbuns.

 

Um pouco da história de Jeff Beck

Assim como muitos músicos de sua época, Beck começou a carreira como guitarrista de estúdio. Em 1965 entrou para o The Yardbirds, depois que Eric Clapton saiu do grupo. Dezoito meses depois se afastou do grupo, principalmente por problemas de saúde. Beck passou os anos seguintes com seu próprio grupo, o The Jeff Beck Group. Um dos mais importantes trabalhos com o grupo é o álbum Blow by Blow, de 1975.

Uma característica marcante de seu trabalho é o fato de não se ater sempre ao mesmo estilo musical, optando por uma fusão de estilos que vão desde o jazz ao rock n’ roll com um toque pessoal.

Diferente da maior parte dos guitarristas do rock, Jeff costumava tocar sem a palheta .