BRASIL E MUNDO

Morre aos 78 anos a cantora Cynara, fundadora do Quarteto em Cy

Morreu nesta terça-feira, 11, no Rio de Janeiro, a cantora Cynara, que há quase 60 anos integrava o Quarteto em Cy, um dos mais importantes grupos vocais do Brasil, formado por ela e suas irmãs Cyva, Cylene e Cybele.

O velório vai acontecer no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, às 13h de quarta-feira (12).

A cantora passou por uma cirurgia após uma queda em que quebrou o fêmur na semana passada e estava internada no Prontocor, sofreu pneumonia e estava lidando com complicações na recuperação.

Cynara era baiana de Ibirataia, mudou-se para o Rio de Janeiro ainda jovem buscando fazer carreira na música. As irmãs conheceram Vinícius de Moraes e começaram a com ele no início da década de 1960. Foi ele quem sugeriu o nome Quarteto em Cy.

Logo no início, o quarteto dividiu com Baden Powell e Vinícius a gravação do histórico LP Afro Sambas, considerado um dos discos mais importantes da história da música brasileira.

A partir de 1967, Cynara passou a se apresentar junto a Cybele como dupla, além do trabalho dentro do Quarteto. No mesmo ano, as duas performaram “Carolina”, de Chico Buarque, na segunda edição do Festival Internacional da Canção (FIC), da TV Globo, e conquistaram o terceiro lugar. A dupla saiu vitoriosa na edição seguinte da competição ao apresentar “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico.