MARINGÁ

Maringá recebe projeto que incentiva a educação financeira nas escolas públicas

Um cidadão com formação financeira aprende a diminuir o consumo excessivo e a planejar o seu futuro. Por esse motivo, a educação financeira nas escolas é um tema tão importante e uma das formas mais eficientes de criar uma geração com a cultura do consumo consciente. É com essa finalidade que o projeto “As Aventuras de Tutu e sua Turma” chega à cidade de Maringá, no dia 5 de outubro.

O projeto tem como foco o livro “As Aventuras de Tutu e sua Turma”, destinado a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Suas histórias apresentam valores e ferramentas da educação financeira, tendo como objetivo conquistar melhor qualidade de vida e incentivar a cidadania. O projeto é uma realização da Bushido Produções, com patrocínio das empresas Matera, Schattdecor, Amep, Prodoeste, Com Energia e Arapé Agroindústria, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 204513).

“Os alunos divertem-se com a roda de conversa, além de ter acesso a informações que vão ajudá-los a planejar seu futuro financeiro de maneira mais consciente. O projeto demonstra o compromisso da Matera com a comunidade de Maringá, e reforça a importância da educação financeira para as crianças e jovens”, afirma Denise Padovan Castilho, Gerente de ESG da Matera.

A oficina presencial e gratuita é uma contrapartida social do projeto. A ação formativa conta com medidas de acessibilidade física e de conteúdo e é destinada a alunos e professores da rede pública. A roda de conversa reunirá os alunos para a troca de ideias e experiências sobre educação financeira. É uma oportunidade de conhecer o trabalho dos profissionais que participaram do livro e aprender sobre os personagens e suas histórias.

O evento contará com os ilustradores do livro, Carol Macedo e Hilton P. Rocha. A dupla de artistas gráficos mineiros é responsável pela arte de diversas publicações para crianças e adolescentes, além de ministrar oficinas e workshops de arte.

As Aventuras de Tutu e sua Turma apresenta para crianças e adolescentes a história de Tutu, um menino de nove anos, muito inteligente, educado e amigo de todos. Ele é cuidadoso com o seu dinheirinho e junto de seus amigos Dudu, Bruna e Julia, vive as aventuras do conhecimento e descoberta do valor das finanças para a conquista dos nossos sonhos. Consumismo, poupança, mesadas e planejamento fazem parte das divertidas histórias desta turma animada. O livro evita o uso de vocabulário desconhecido ou técnico e conta histórias baseadas no cotidiano dos alunos, com uma linguagem simples.

Serviço

Data: 05 de outubro.
Horário: 8h e 9h30 (oficinas) | 15h (roda de conversa)
Local: Creche Menino Jesus – Praça Emiliano Perneta, 20 – Zona 03, em Maringá