DESTAQUES DO DIA MARINGÁ

Maringá lança Plano Municipal de Aceleração Econômica com mais de 260 ações

Maringá lança Plano Municipal de Aceleração Econômica com mais de 260 ações

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Em medida histórica, a Prefeitura lançou o primeiro Plano Municipal de Aceleração Econômica de Maringá, que terá duração de dez anos (2024-2033). A lei municipal n° 11.861/2024, que institui o Plano, foi sancionada nesta terça-feira, 10, pelo prefeito Ulisses Maia.

O documento foi elaborado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), em parceria com o Sebrae e o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), com o objetivo de impulsionar a economia local.

O Plano reúne mais de 260 objetivos para acelerar a economia local, gerar emprego e renda e melhorar a qualidade de vida da população. O documento é composto por eixos, estratégias e ações com grau de prioridade de 1 (mais alta prioridade) e 5 (menor prioridade).

A iniciativa é focada na sustentabilidade, geração de emprego, renda e produtividade, além de tratar da ampliação do investimento público, do incentivo ao investimento privado e da garantia da eficiência dos processos. As ações são voltadas para as áreas de ambiente de negócios, ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento de micro e pequenas empresas, gestão pública, infraestrutura e obras públicas, investimento privado e internacionalização e logística.

“O Plano Municipal de Aceleração Econômica é uma grande conquista para a nossa cidade e vai impulsionar a economia local. O processo de elaboração do Plano contou com a participação popular e envolveu uma diversidade de setores, com foco no desenvolvimento econômico de Maringá”, destaca o prefeito Ulisses Maia.

O município promoveu diversos estudos e reuniões para elaboração da lei que institui o Plano, além de consulta online, audiência e conferência pública, até ser encaminhado para aprovação no Legislativo.