BRASIL E MUNDO NOTICIAS GERAIS ULTIMA HORA

Maringá aparece em ranking global de desenvolvimento de startups

MON – Curitiba. Foto: José Fernando Ogura/ANPr

MON – Curitiba. Foto: José Fernando Ogura/ANPr
Foto: Fernando Ogura/ANPr.

Maringá, Londrina aparecem mais uma vez em destaque global no cenário de startups no relatório Startup Ecosystem Índice Report 2024, do instituto israelense StartupBlink, divulgado nesta quinta-feira, 30. Elas estão entre as cidades com melhores ambientes de negócios inovadores na lista dos 1.000 municípios que mais estão conectados com a agenda da inovação em todo o mundo.

Curitiba é a segunda cidade do Brasil no relatório, detrás unicamente de São Paulo. Também figura em 137° no mundo. A cidade subiu três posições em relação ao ranking do ano pretérito. 

Curitiba é início de três unicórnios (startups avaliadas em US$ 1 bilhão): Ebanx, de serviços de processamento de pagamentos de compras; MadeiraMadeira, plataforma de produtos para lar; e Olist, que oferece serviços de e-commerce para colocar pequenos vendedores em grandes vitrines on-line. Juntas, elas geram quase 3 milénio empregos. Na cidade, o ecossistema de inovação é organizado pelo Vale do Pinhão.

Maringá aparece em 19° no ranking vernáculo e 730° no global (evolução de cinco posições em relação a 2023) e Londrina está em 23° no ranking vernáculo e em 907° no global (com um salto de 72 posições).

As duas cidades expoentes do Noroeste e Setentrião do Estado, respectivamente, também têm apostado muito em inovação nos últimos anos, sendo reconhecidas uma vez que polos regionais com programas de incentivo a empresas inovadoras, investimentos em parques tecnológicos e envolvimento da ateneu e de setores da sociedade social no processo de transformação das cadeias produtivas.

As outras cidades brasileiras citadas no relatório são Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Jubiloso, Florianópolis, Brasília, Recife, Salvador, Joinville, São José dos Campos, Campinas, Vitória, Uberlândia, Ribeirão Preto, Fortaleza, Caxias do Sul, Blumenau, Goiânia, Juiz de Fora, Belém, Aracaju e São Leopoldo. 

Globalmente o ranking é liderado por São Francisco (EUA), Novidade York (EUA), Londres (Reino Uno), Los Angeles (EUA) e Boston (EUA). Os cinco primeiros países são Estados Unidos, Reino Uno, Israel, Canadá e Singapura.

ANJO INOVADOR
Para potencializar ainda mais esse cenário o Estado tem um programa chamado Paraná Querubim Inovador, que apoia financeiramente ideias inovadoras. O primeiro edital, lançado em 2023, selecionou 68 startups para estribar projetos voltados para inovação e novas soluções. O segundo teve as inscrições encerradas nesta semana. Somando as duas fases, o Governo do Estado irá investir quase R$ 40 milhões por meio do programa, visando o progressão da modernização do Paraná e o desenvolvimento de soluções de interesse público.

RELATÓRIO
StartupBlink é um núcleo de pesquisa referência internacional que faz o mapeamento em 1.000 cidades em 100 países, avaliando os ecossistemas de inovação para startups em todo o mundo em quesitos uma vez que envolvente de inovação, de negócios e qualidade das empresas de tecnologia.

O Startup Ecosystem Índice Report faz o ranking dos melhores ecossistemas a partir de algoritmos que analisam milhares de dados em startups, aceleradoras e espaços de coworking. Também aproveita os dados coletados de mais de 50 milénio membros em toda a comunidade Global StartupBlink.

Confira o relatório completo AQUI .