PARANÁ

Marialva lança programa de emagrecimento saudável gratuito

Os interessados devem se inscrever em sua UBS de referência, desde que tenham 18 anos ou mais, e Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 30.

A Prefeitura de Marialva, por meio da Secretaria de Saúde, lançou nesta semana o Grupo EmagreSER, que oferece à população um programa de emagrecimento saudável, de graça, pelo SUS. Os interessados devem se inscrever em sua UBS de referência, desde que tenham 18 anos ou mais, e Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 30 (veja abaixo como calcular).

A ideia do Programa EmagreSER é simples: ajudar as pessoas a emagrecerem com saúde, sem dietas mirabolantes ou riscos à saúde. “A obesidade, mesmo no princípio, é coisa séria e precisa de toda nossa atenção e cuidado”, lembrou a gerente de Atenção Básica do município, Samile Bonfim.

Por meio de encontros quinzenais ao longo de dois meses na UBS Vila Brasil, das 8h às 10h, iniciando em 14 de março, uma equipe multiprofissional de saúde ajudará os pacientes com orientações sobre como ter uma boa alimentação e outros bons hábitos de saúde, como atividade física e outros. Em cada reunião, haverá um objetivo, orientações, discussões em grupo e definição da meta para o próximo encontro.

Segundo a Secretaria de Saúde, serão abertas outras turmas ao longo do ano e os interessados poderão colocar o nome em uma lista de espera.

Calcule seu IMC
Para calcular o IMC, basta dividir o peso em quilogramas (kg) pela altura (em metros) ao quadrado. Por exemplo, se uma pessoa pesa 100kg e tem 1,90m de altura, primeiro é necessário obter o quadrado de 1,90, ou seja, multiplica-se 1,90 por 1,90, que é 3,61. Então, é necessário dividir o peso por este valor, ou seja, 100 divididos por 3,61. Desta maneira, essa pessoa hipotética tem IMC 27,7 e, portanto, não poderia participar do Programa, pois seu IMC é abaixo de 30.

Ao procurar uma UBS de referência para se informar sobre o Programa e sobre as inscrições para o mesmo, o atendente poderá fazer o cálculo. Também é possível utilizar a calculadora de IMC da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), clicando no link: https://abeso.org.br/obesidade-e-sindrome-metabolica/calculadora-imc.

Mais informações aqui neste link.